Ipatinga recebe projeto estratégico Resgate a Infância

Durante três dias, aconteceram visitas a órgãos municipais ligados à Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente, oficina de capacitação e uma audiência pública

Ipatinga, no Vale do Aço, recebeu, entre 11 e 13 de setembro, a implantação do Projeto Resgate a Infância, da Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Coordinfância), do Ministério Público do Trabalho (MPT). Durante os três dias de atividades, aconteceram inspeções/visitas a órgãos municipais ligados à Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente, oficina de capacitação e uma audiência pública. As ações contaram com a participação da coordenadora nacional da Coordinfância, Patrícia Sanfelici, da coordenadora regional da Coordinfância, Luciana Coutinho, e do procurador da Procuradoria do Trabalho no Município de Coronel Fabriciano Adolfo Jacob.

"Temos que ter uma sensibilidade maior, e perceber que quando a gente aceita o trabalho de uma criança, estamos aceitando que ela não estude ou que não tenham as mesmas oportunidades que as outras", destacou Patrícia Sanfelici. Para ela, "a atual rede de proteção de Ipatinga parece estar muito atenta à questão do trabalho infantil. Mas ainda há arestas a serem aparadas, principalmente no estabelecimento de reuniões periódicas", elogiou.​

Segundo a procuradora Luciana Coutinho, as ações programadas para a cidade representam "um esforço concentrado com a coordenação nacional da Coordinfância, para execução de ações e medidas pertinentes aos três eixos de atuação do projeto Resgaste a Infância, tendo sido apresentado e escolhido o município de Ipatinga para receber a ação nacional em 2018, no estado de Minas Gerais".

Além de visitar e inspecionar equipamentos públicos da rede socioassistencial municipal, o projeto Resgate a Infância verificou ações desenvolvidas pelo poder público local no combate ao trabalho infantil e na regularização do trabalho de adolescentes. Também houve a capacitação dos agentes do sistema de garantia de direitos e rede de proteção das crianças e adolescentes sobre trabalho infantil.

Na quinta-feira, 13, uma audiência pública debateu e definiu estratégias e mecanismos para que empresas da cidade possam cumprir a cota de aprendizagem, além de estabelecer compromissos na profissionalização de jovens e adolescentes e no combate ao trabalho infantil.

O projeto Resgate a Infância atua conjuntamente sob o viés dos eixos educação, profissionalização e políticas públicas. Em Minas, a ação integra iniciativas da agenda estratégica regional e tem execução prevista em 64 municípios mineiros.

Fonte: Ascom/PGT

Leia também:

Combate ao trabalho infantil é tema de capacitação de educadores de Teófilo Otoni
MPT recebe Caravana da Participação de Crianças e Adolescentes

Imprimir