MPT premia alunos de escolas públicas e alerta sobre riscos do trabalho infantil

Escrito por .

"O trabalho infantil traz muita tristeza, ele afasta muitas crianças e adolescentes da escola. Ele mata, ele mutila, ele adoece. Nós estamos falando de milhões de crianças e adolescentes do nosso país", alertou a procuradora do Trabalho do Luciana Coutinho sobre os riscos do trabalho proibido para pessoas menores de 18 anos durante a entrega do Prêmio MPT na Escola 2018/Etapa Regional, na última quarta-feira, 14, em Belo Horizonte. O concurso premiou trabalhos artísticos produzidos por alunos do Ensino Fundamental de escolas públicas de diferentes regiões do estado, cujo tema envolve trabalho infantil e aprendizagem profissional. Veja fotos do evento.

A procuradora, que também é representante regional da Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Coordinfância), afirmou ainda que a premiação integra um conjunto de ações desenvolvidas pelo Ministério Público do Trabalho em Minas Gerais (MPT-MG) com os municípios e profissionais da educação ao longo do ano, no âmbito do Projeto Resgate a Infância – Eixo Educação. Luciana Coutinho lembrou da necessidade do engajamento da sociedade no enfrentamento à exploração de crianças e adolescentes. "Ninguém faz nada sozinho quando se trata de trabalho infantil. A gente precisa trabalhar em rede, precisamos de união".

A vice-procuradora chefe do MPT em Minas, Fernanda Brito Pereira, que compôs a mesa de abertura do evento, considera que, além do conhecimento do talento dos alunos nas produções artísitcas, o concurso fomenta em cada participante a oportunidade de debater o trabalho infantil além do ambiente escolar. "É na implementação do Projeto Resgate a Infância – Eixo Educação que nós buscamos, por meio da capacitação da rede educacional e, principalmente, dos professores, sensibilizar as pessoas para lidarem com assunto", acrescentou a vice-procuradora ao se referir também às ações desenvolvidas pelo MPT relativas ao tema.

Brinde à criatividade – Um clima festivo e de congraçamento deu o tom à entrega da premiação, que contou, no seu início, com a apresentação da Orquestra Jovem Ramacrisna, de Belo Horizonte. O conjunto tocou o hino nacional e outras duas canções, arrancando aplausos do público.

Em seguida, os alunos de 14 municípios mineiros que ficaram entre os três primeiros lugares em seis categorias - conto, curta-metragem, desenho, esquete teatral, música e poesia – receberam prêmio. O MPT entregou aos vencedores notebook (1º lugar), tablet (2º lugar), caixa de som (3º lugar), medalha e kit escolar. Os professores que orientaram os estudantes na elaboração dos trabalhos os acompanharam na premiação, marcada também por apresentações teatrais e musicais.

A edição atual do Prêmio MPT na Escola recebeu mais de 150 inscrições e teve a participação de estudantes que cursam do 4º ao 7º anos do Ensino Fundamental. Todos os trabalhos foram avaliados por uma comissão formada por membros e servidores.

Confira o vídeo do evento

 

Imprimir