Minas Gerais tem sete municípios vencedores na Etapa Nacional do Prêmio MPT na Escola

Escrito por .

Atualizado em 30/11/2018

Premiação aconteceu nessa quarta-feira, na sede do MPT, em Brasília

Municípios de Minas Gerais estão entre os vencedores em todas as seis categorias do Prêmio MPT na Escola 2018/Etapa Nacional - conto, curta-metragem, desenho, esquete teatral, música e poesia. Estudantes de escolas públicas de sete cidades ocuparam as primeiras colocações em dois grupos de premiação - primeiro: alunos de 4º e 5º anos; segundo 6º e 7º ano do Ensino Fundamental. O Ministério Público do Trabalho (MPT), por meio da Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Coordinfância), realizou na noite dessa quarta-feira (28), em Brasília, a entrega do prêmio aos ganhadores do concurso.

O procurador-geral do MPT, Ronaldo Fleury, participou da premiação e agradeceu os coordenadores do projeto nos estados pelo empenho demostrado na iniciativa, enfatizando que "usando a metodologia da multiplicação do saber, a partir da capacitação dos profissionais da educação, o MPT na escola visa a romper as barreiras culturais que dificultam a efetivação dos direitos da criança e do adolescente, fortalecer o sistema de garantias de direitos e mobilizar a comunidade escolar para a realização de tarefas escolares sobre os direitos da criança e do adolescente, especialmente sobre trabalho infantil. O resultado de toda essa atividade vem pelas mãos dos alunos, grandes protagonistas nesse processo, os quais nos presenteiam com a sua arte, sua essência e sua esperança por um Brasil livre do trabalho infantil".

Betim, Ibirité, Mutum, Patrocínio, Santa Bárbara, Taiobeiras e Três Marias são os municípios vencedores do prêmio. Os estudantes dessas localidades tiveram os melhores trabalhos selecionados na Etapa Regional e concorreram automaticamente no certame nacional.

As produções artísticas estudantis renderam a Taiboieras, município localizado no Norte de Minas, quatro prêmios, sendo: grupo dois – 1º lugar/conto; 2º lugar/esquete teatral; 4º lugar/curta-metragem; grupo um – 6º lugar/curta-metragem. Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, ficou com o 2º lugar na categoria poesia/grupo dois, com o 10º na categoria desenho/grupo um e o 5º lugar na categoria desenho/grupo um. Já Santa Bárbara, na Região Central do estado, alcançou o 3º lugar na categoria música/grupo um.

As demais premiações saíram para: grupo um – Patrocínio/6º lugar/conto e Mutum/4º lugar/esquete teatral; grupo dois – Três Marias/4º lugar/desenho e Ibirité/7º lugar/música.

A edição atual do prêmio MPT na Escola contabilizou a participação de estudantes de 386 municípios espalhados por 11 estados e Distrito Federal. O prêmio tem como finalidade fomentar a participação de crianças e adolescentes nas ações de mobilização, conscientização e prevenção do trabalho infantil.

Em Minas, o concurso contou com mais de 150 trabalhos inscritos, que foram produzidos por 32 municípios de diferentes regiões do estado. A entrega dos prêmios foi realizada dia 14 deste mês, na sede do MPT-MG, em Belo Horizonte. Veja as fotos do evento.

Imprimir