Fórum temático contabiliza quase 500 contratações de pessoas com deficiência e reabilitados em 2018

O resultado dos primeiros 15 meses de atuação do Fórum de Inclusão e Acessibilidade da Pessoa com Deficiência (FIAPCD) em Minas Gerais foram a inclusão de 493 pessoas com deficiência e reabilitados pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) no mercado de trabalho e o encaminhamento de outras 129 para processos seletivos. Além disso, 13 jovens aprendizes podem ser efetivados após o término do programa de aprendizagem.

O Fórum é uma iniciativa do Ministério Público do Trabalho em Minas Gerais (MPT-MG) em conjunto com empresas privadas e públicas, associações, prefeituras e instituições de ensino. De acordo com a procuradora do Trabalho Elaine Nassif, que coordena o fórum, o objetivo é promover a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, por meio de uma metodologia eficiente, que consiste na troca de informações dos diversos órgãos e entidades envolvidas e no monitoramento de cada pessoa com deficiência encaminhada às empresas que estão sendo investigadas pelo MPT por não cumprirem a Lei de Cotas (Lei 8.213/1991). O FIAPCD encerrou 2018 com a participação de 54 parceiros.

Setembro Verde - Alguns eventos ligados à inclusão de PCD's foram promovidos em Belo Horizonte e no estado, ao longo deste ano. Em setembro, mês dedicado a essa temática, a capital sediou um seminário sobre empregabilidade da pessoa com deficiência que contou com a participação do MPT. Na ocasião, a procuradora Elaine Nassif abordou em uma palestra o tema "Aspectos legais da inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho".

Nesse mesmo mês, o município de Conselheiro Lafaiete, na Região Central do estado, sediou audiência pública convocada pelo MPT que visou orientar, sensibilizar e promover interlocução de diversos atores sociais em prol da inserção de PCDs no mercado de trabalho local.

Imprimir