MPT divulga balanço das ações de 2018

"Instituição fecha o ano com atuações cruciais para a sociedade", destaca o procurador-geral do Trabalho, Ronaldo Fleury

O Ministério Público do Trabalho (MPT) registrou em 2018 mais de 103 mil novas denúncias de todos os tipos e em diversas áreas, nas 24 unidades regionais espalhadas pelo País. Os dados (computados até 20 de dezembro) são do sistema informatizado de procedimentos, o MPT Gaia. As denúncias envolvem violações e irregularidades trabalhistas, relacionadas à exploração do trabalho infantil, além do trabalho em condições degradantes, falta de segurança no meio ambiente laboral, assédio, fraudes trabalhistas e outras graves situações.

"Em 2019, trabalharemos o aprimoramento do modelo de atuação finalística do MPT, aperfeiçoando as estratégias, com foco na transformação social e na resolutividade de conflitos trabalhistas ", afirma o procurador-geral do Ministério Público do Trabalho, Ronaldo Fleury.

O objetivo da instituição é que essa atuação consiga repercutir e beneficiar cada vez mais um número expressivo de trabalhadores e a sociedade em geral, nos diversos segmentos do mercado de trabalho. Segundo Fleury, o MPT é "a favor das relações justas e equilibradas".

Em 2018, foram firmados 8.847 termos de ajustamento de conduta (TACs) e aditivos, mais que o dobro do número de ações ajuizadas (4.127 processos). Também foram realizadas 561.868 audiências extrajudiciais, colhidos 12.930 depoimentos e emitidas 2.109 recomendações.

Fonte: Ascom/PGT

Imprimir