Revista Labor editada pelo MPT é finalista no Prêmio CNBB de comunicação

A solenidade de premiação será transmitida nesta quarta-feira, 31, às 20 horas por emissora da Rede Católica

A Revista Labor (nº 9), editada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), está entre os três finalistas da 52ª Edição dos Prêmios de Comunicação da CNBB. A reportagem finalista é "Ponto de Equilíbrio - o que nos dizem séculos de história e a nova legislação trabalhista sobre limite de jornada", assinada pela assessora de comunicação do MPT em Minas, jornalista Lília Gomes Ferreira. O trabalho concorre na categoria Dom Hélder Câmara, que contempla reportagens publicadas em jornais, portais e revistas. Também disputam troféus veículos como BBC, Época, Globo News, EBC e Jornal do Commercio.

Ponto de Equilíbrio oferece um resgate histórico de lutas por jornadas dignas de trabalho partindo da Europa do Século XIX, passando também por conflitos no Brasil, já no início do século XX, até chegar a 2019, aniversário de 30 anos da Constituição Democrática, quando mudanças implementadas pela Reforma Trabalhista vão de encontro a conquistas históricas, como a limitação de jornada, intervalos para descanso e alimentação, repouso semanal. A reportagem traz ainda a história de dois personagens, motoristas profissionais em diferentes tempos, mostrando que "jornadas extensas e extenuantes são temas que atravessaram séculos, seguem pungentes e fartos em exemplos".

Para se chegar aos nomes dos ganhadores, um longo percurso foi percorrido desde a inscrição dos trabalhos, à análise e indicação de três finalistas feitas por especialistas em comunicação de diferentes universidades brasileiras até o júri final. "Com a premiação, a CNBB conhece, analisa e enaltece trabalhos que colocam em relevo valores humanos em trabalhos em diversas áreas da comunicação e da arte", enfatiza a entidade em seu site.

"A indicação da reportagem da Revista Labor para compor o seleto grupo das três melhores notícias do concurso, na categoria imprensa/revista, feita por respeitados acadêmicos da Universidade Católica de Brasília, sinaliza que o esforço do MPT em fazer circular nacionalmente uma revista que aborda as diversas formas de lesões ao direito do Trabalho tem resultado em um produto jornalístico de qualidade, que efetivamente contribui para a luta em favor de interesses sociais, humanos e democráticos. Por outro lado, a escolha de "Ponto de Equilíbrio" é também uma forma de dar visibilidade a uma história de luta e conquistas, talvez pouco conhecida pelas novas gerações, cuja manutenção dependerá sobremaneira de intenso debate público, de ajustes aos processos produtivos modernos, mas também de resistência ao retrocesso", avalia a assessora de comunicação Lília Gomes Ferreira.

A solenidade de entrega da premiação será transmitida por todas os canais da Rede Católica, nesta quarta-feira, 31, às 20 horas. Rede Vida; Canção Nova, TV Aparecida. O Prêmio CNBB é disputado nas categorias: Cinema (Prêmio Margarida de Prata), Rádio (Prêmio Microfone de Prata), Imprensa (Prêmio Dom Hélder Câmara), TV (Prêmio Clara de Assis) e Internet (Prêmio Dom Luciano Mendes de Almeida).

Conheça os finalistas do Prêmio CNBB de Comunicação 2019

Siga-nos no Twitter @MPTMG e saiba mais sobre a atuação do MPT

Imprimir