Dia Internacional de Luta contra os Agrotóxicos

Escrito por .

No dia 5 de dezembro o MPT vai sediar a reunião do Fórum Mineiro de Combate aos Agrotóxicos

O Fórum Mineiro de Combate aos Agrotóxicos (FMCA) vai se reunir nesta quinta-feira, 5, na sede do Ministério Público do Trabalho (MPT), para debater os resultados alcançados ao longo do ano de 2019. 15 órgãos e entidades compõem o fórum, que foi lançado em junho de 2018. "Para o MPT, além da questão da ambiental que nos afeta a todos enquanto consumidores de alimentos, temos também a questão do meio ambiente de trabalho, ou seja, os trabalhadores que manuseiam os venenos estão sujeitos a uma diversidade enorme de doenças, que vão desde intoxicações, doenças de pele até o câncer", destaca a procuradora do Trabalho e uma das fundadora do FMCA, Elaine Nassif.

No mundo inteiro, o dia 3 de dezembro é marcado por debates e ações voltadas para a conscientização sobre os riscos decorrentes do uso de agrotóxicos na agricultura. Oito mil pessoas mortas e milhares intoxicadas em decorrência do vazamento em uma fábrica de agrotóxicos, em 3 de dezembro de 1984, na Índia, motivou a escolha da data.

Dentre as diversas iniciativas que o FMCA já implementou está o desenvolvimento do site Observatório do Uso de Agrotóxicos e da Agroecologia, onde estão reunidas e documentadas as ações voltadas para a promoção do "direito da cidadania brasileira a alimentação segura e saudável, conforme disposto na constituição federal de 1988".

Dentre as informações disponibilizadas no site estão links sobre legislação que disciplina o assunto, material extraído de mídias (clippings, vídeos), divulgação de cursos, seminários, encontros técnicos, relatórios técnicos, teses e dissertações que enfatizam a problemática relação entre agrotóxicos e saúde do trabalhador do estado de Minas Gerais. Saiba mais: http://www.fundacentro.gov.br/observatorio-do-uso-de-agrotoxicos-em-mi/inicio

Serviço:

O que: Fórum Mineiro de Combate aos Agrotóxicos (FMCA)
Onde:sede do Ministério Público do Trabalho (MPT) - Rua Bernardo Guimarães, 1615, Bairro Funcionários, Belo Horizonte.
Quando: 5 de dezembro de 2019

Imprimir