Novas vagas para aprendizes estão sendo abertas em Belo Horizonte

As contratações resultam de acordos com o MPT e vão beneficiar inclusive jovens em situação de vulnerabilidade social

A abertura de cerca de 100 vagas para aprendizes nos setores de serviço, metalurgia, construção civil e comércio da região metropolitana de Belo Horizonte está prevista em três acordos judiciais firmados perante do Ministério Público do Trabalho (MPT) em Belo Horizonte. Parte das vagas serão destinadas ao programa "Descubra!" que promove a colocação de jovens aprendizes em situação de vulnerabilidade social. Diversas contratações já estão em curso nas quatro empresas que firmaram acordos com o MPT e outras seguirão sendo preenchidas a partir de janeiro de 2020.

De acordo com a vice coordenadora nacional da Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Coordinfância), Luciana Marques Coutinho, "os acordos judiciais foram celebrados a partir de negociações iniciadas na Semana Nacional de Aprendizagem, em agosto, na pauta especial de conciliação instaurada no Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (CEJUSC), do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região (TRT-MG), em processos que envolvem a aprendizagem". "As negociações travadas no CEJUS foram entabuladas pela Coordenação Regional da Coordinfância em conjunto com os membros do MPT oficiantes e titulares dos processos judiciais, Elaine Nassif, Genderson Lisboa, Priscila Boaroto, Sergio Alencar e Silvia Domingues Rossi", detalha a procuradora.

Lançado em agosto deste ano, o "Descubra!" constitui uma "ampla cooperação interinstitucional destinada ao incremento de vagas de aprendizagem profissional e cursos de qualificação profissional para adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social: egressos e usuários do sistema socioeducativo, em acolhimento institucional e vítimas resgatadas da situação de trabalho infantil", explica a procuradora Luciana Coutinho.

Além do MPT, outros 10 órgãos públicos municipais, estaduais e federais integram o programa. (link). Na última sexta-feira, 6, foi realizada uma reunião do Comitê Gestor do Programa "Descubra!" na sede do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), em Belo Horizonte, para fomentar a adesão de novas empresas à iniciativa. Na ocasião, representantes das empresas que já participam do "Descubra" relataram suas experiências, incentivando os empregadores que participaram da reunião à adesão.

Siga-nos no Twitter @MPTMG e saiba mais sobre a atuação do MPT

Leia também:

Parceiros pela aprendizagem convidam novas empresas a apoiarem o programa 'Descubra!'


Imprimir