Ações do Projeto Resgate a Infância têm início em Minas Gerais

Escrito por .

Em função da pandemia da Covid-19, eventos serão realizados em plataformas virtuais

Belo Horizonte - O Ministério Público de Trabalho (MPT) deu início, em agosto, às atividades do projeto Resgate a Infância, da Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Coordinfância). Neste ano, em razão da pandemia da Covid-19 e seguindo as orientações das autoridades sanitárias para o distanciamento social, todas as atividades serão realizadas de modo virtual, em Minas Gerais.

No âmbito regional, a primeira atividade foi realizada na última quarta-feira, 26, com a reunião virtual entre a procuradora do Trabalho e coordenadora da Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente em Minas, Luciana Marques Coutinho, e representantes de municípios de mineiros. "Objetivo foi detalhar as atividades que serão desenvolvidas neste segundo semestre de 2020, dar início a colheita das manifestações de adesão ao projeto e prestar informações sobre distribuição de material institucional", explica a procuradora. Ao todo, 112 pessoas participaram do encontro.

Todo o material pedagógico de apoio - apresentação do Resgate a Infância, Kit Combate ao Trabalho Infantil, Kit Aprendizagem Profissional e outros conteúdos - já está disponível na página do projeto no site do MPT-MG.

Em Minas e no país, o cronograma de eventos prevê até dezembro a realização de capacitação, cursos, oficinas (confira a programação no final do texto). Uma dessas atividades incluída no cronograma de ações regionais será o curso de âmbito nacional EAD do MPT na Escola: Capacitação para o Enfrentamento ao Trabalho Infantil pelas Redes Pública e Privada de Ensino, cujas inscrições encerraram na quarta-feira, 26.

Voltada a educadores, a capacitação começounesta segunda-feira, 31, e termina em 25 de setembro, sendo ministrada pela plataforma de ensino a distância do MPT. O curso será inaugurado com a transmissão de uma live nesta terça, 1º de setembro, às 17h, no canal da TV MPT no YouTube.

Em virtude função do coronavírus, o Prêmio MPT na Escola também precisou ser modificado e, neste ano, o concurso está restrito aos estados, sendo cancelada a etapa nacional do projeto, conforme a procuradora do MPT. Em Minas, o Ministério Público do Trabalho receberá inscrições de trabalho produzidos por alunos de escolas públicas em uma única categoria: a redação. "Todos os trabalhos inscritos no certame devem ser originais, inéditos e de autoria dos alunos indicados na ficha de inscrição", observa Luciana Coutinho.

O prêmio tem objetivo de "fomentar a participação de crianças e adolescentes nas ações de mobilização, conscientização e prevenção do trabalho infantil e da proteção do adolescente trabalhador", destaca a procuradora. O certame é dividido entres alunos de três faixas escolares - grupo 1: alunos de 4º e 5º ano do Ensino Fundamental; grupo 2: alunos de 6º e 7º ano do ensino fundamental e grupo 3: alunos de 8º e 9º ano do Ensino Fundamental.

O período de inscrição das produções vai de 2 a 13 de novembro e a divulgação dos vencedores será em 11 de dezembro, em uma plataforma digital.

O regulamento com todas as informações do prêmio, a ficha de inscrição, termo de autorização de uso de imagem e voz e um formulário estão disponíveis no site do MPT-MG.

Confira as atividades previstas:

- 10 de setembro, às 17h. Evento nacional. "Live" pelo canal do YouTube do MPT.
- 31 de agosto a 25 de setembro. Evento nacional: período de realização do Curso de Capacitação EAD MPT na Escola
- 30 de setembro, das 14h às 17h. Evento regional: tira teima e interação com profissionais da educação. Enfrentamento ao trabalho infantil
- 21 de outubro, das 14h às 17h. Evento regional: tira teima e interação com profissionais da educação: Trabalho protegido e aprendizagem profissional
- 2 a 13 de novembro. Evento regional: período de inscrição dos trabalhos para concorrer ao Prêmio MPT na Escola 2020 em Minas Gerais
- 11 de dezembro, das 14 às 17h. Evento regional: divulgação dos vencedores e premiação MPT na Escola em Minas Gerais


Esta matéria tem cunho informativo. Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público do Trabalho em Minas Gerais
Tel. (31) 3304-6291
prt03.ascom@mpt.mp.br
Twitter: @MPT-MG

Imprimir