Apoiado pelo MPT, congresso sobre tráfico de pessoas e escravidão contemporânea atrai especialistas do Brasil e do mundo

Escrito por .

Além do MPT, são parceiros da Clínica de Trabalho Escravo e Tráfico de Pessoas: o Ministério do Trabalho e Emprego, a Universidade de Michigan e o Centro Zanmi

De 24 a 26 de novembro, será realizado o IV Congresso da Clínica de Trabalho Escravo e Tráfico de Pessoas (CTETP). Em sua primeira edição internacional, o evento organizado pela Faculdade de Direito da UFMG discutirá o tema "Fluxos migratórios no século XXI: apontamentos sobre trabalho escravo e tráfico de pessoas", e será virtual, com transmissão pelo canal da clínica no Youtube. As inscrições podem feitas pelo Sympla até o próximo dia 24.

Importantes nomes nacionais e internacionais no assunto estarão presentes no congresso, que contará com tradução simultânea das atividades em língua estrangeira e emissão de certificado aos participantes. A abertura do congresso ficará a cargo de professor Kevin Bales, da Universidade de Nottingham (Inglaterra) e diretor de Pesquisa do Rights Lab, lar dos maiores especialistas em escravidão contemporânea do mundo. Vencedor do Prêmio de Impacto Internacional ESRC em 2018, o pesquisador dará uma palestra a respeito da escravidão moderna.

congresso clinica trabalho escravo
congresso clinica trabalho escravo
Além das mesas temáticas, que abordarão problemas dentro da temática central como as leis e práticas voltadas à escravidão moderna e a exploração sexual, haverá um debate com o diretor Renato Barbieri sobre o papel social do cinema na reconstituição das narrativas das vítimas. Na oportunidade, também haverá uma sessão especial do filme Pureza, dirigido por Barbieri. O longa conta a história da maranhense Pureza Lopes Loiola que, na busca pelo seu filho Abel, aliciado para trabalhar em uma fazenda na região de Bacabal (MA), se tornou uma importante protagonista do combate ao trabalho escravo no Brasil. Produzido com o apoio do Ministério Público do Trabalho (MPT), a obra ganhou os prêmios de Melhor Direção de Fotografia e Melhor Atriz no festival Inffinito Film Festival de Miami e Nova York.

Vencedor do Prêmio Nobel da Paz de 2014 e um dos maiores líderes na luta global contra a exploração infantil, o ativista indiano Kailash Satyarthi será o responsável pelo encerramento das atividades. Também haverá o lançamento do livro do III Congresso Nacional da Clínica de Trabalho Escravo e Tráfico de Pessoas da UFMG, ocorrido em 2019.
Conheça um pouco mais da CTETP - A Clínica de Trabalho Escravo e Tráfico de Pessoas é um projeto de extensão da Faculdade de Direito da UFMG, resultado da internacionalização do sistema de clínicas de Direito especializadas nos segmentos, proposta pela Universidade de Michigan, nos Estados Unidos. A rede global de clínicas de Direito voltadas aos estudos do tráfico de pessoas e do trabalho escravo forma o Clinnect HTS, oferecendo aos estudantes oportunidades de trabalho tanto em âmbito doméstico quanto internacional, em questões relacionadas às temáticas.

A inserção da Faculdade de Direito da UFMG no Clinnect HTS permitirá a formação de laços internacionais e representará uma importante oportunidade de intercâmbio aos alunos que passarão a integrar o projeto. A Universidade de Michigan está entre as melhores do mundo e a manutenção de relações acadêmicas com ela servirá para estimular o ensino e a pesquisa na UFMG.

 

Esta matéria tem cunho informativo. Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público do Trabalho em Minas Gerais
Tel. (31) 3304-6291
prt03.ascom@mpt.mp.br
Twitter: @MPT-MG

Imprimir