O MPT em Minas está na Reconecta e você?

Escrito por .

Reconecta é um diálogo nacional promovido pelo MPT entre empregadores, poder público e cidadãos pela inclusão de PCDs no mercado de trabalho

Belo Horizonte – Ampliar, organizar e fortalecer a rede de promoção da igualdade no ambiente de trabalho; dar visibilidade às boas práticas e novos conhecimentos científicos; reduzir a distância entre empregadores e potenciais empregados. Esses são alguns dos objetivos da Conferência e Exposição Nacional de Inclusão e Acessibilidade das Pessoas com Deficiência (Reconeta2020), que será promovida em ambiente online, de 3 a 5 de dezembro de 2020, pelo Ministério Público do Trabalho (MPT).

No primeiro dia de evento, as atividades serão realizadas das 9h às 21h e, nos dois dias seguintes, a programação será das 10h às 21h. Minas Gerais é um dos estados apoiadores do projeto. Além de participar da organização, o MPT em Minas vai promover duas palestras. Você pode conferir toda a programação clicando em reconecta.mpt.mp.br. "Quem acessar a plataforma vai poder circular por uma diversidade de ambientes, onde estarão sendo discutidos temas como emprego, saúde, moradia, educação, inovações em tecnologia assistiva e pesquisas científicas nos diferentes domínios de vida das pessoas com deficiência", explica a procuradora do Trabalho Priscila Boaroto que faz a coordenação das atividades em Minas Gerais.

card reconecta 1
card reconecta 1

 No dia 3 de dezembro, às 15 horas, o procurador do Trabalho Rodney Lucas de Souza vai ministrar palestra sobre a doença falciforme e suas implicações para a vida social e profissional. A doença falciforme ainda é pouco conhecida pela sociedade, embora seja a patologia genética mais recorrente no mundo. O pouco conhecimento a seu respeito coloca suas vítimas em situação de invisibilidade social, com sérias implicações em programas de apoio do governo e oportunidade de trabalho, explica o procurador. "Embora as barreiras enfrentadas pelos doentes sejam muito evidentes, muitos pacientes encontram dificuldades para serem reconhecidos como pessoas com deficiência e, assim, os seus direitos são sonegados pelo Estado e pela sociedade", enfatiza Rodney Souza. Participa de um bate papo o procurador a presidente da Associação de Pessoas com Doença Facilforme e Talassemia do Estado de Minas Gerais (Dreminas), Maria Zenó, que vai discorrer sobre “Doença Falciforme, deficiência e as múltiplas faces do racismo”.

 

 

 

card reconecta 2
card reconecta 2

A relevância de incentivos fiscais e de serviços prestados por organizações da sociedade civil em favor da inclusão serão assuntos da segunda palestra promovida pelo MPT em Minas, que será ministrada pelos assessores jurídicos no MPT Alessandra Soares Barroso e Deocelio Borborema Rocha. "Vamos oferecer um breve panorama sobre os papeis do Estado e da atuação complementar das organizações da sociedade civil, destacando também a relevância do serviço voluntário como fator de transformação social. Ademais, diante das dificuldades de sustentabilidade das entidades sem fins lucrativos, faremos uma breve apreciação de alguns incentivos fiscais passíveis de implementação nas organizações da Sociedade Civil", resumem os palestrantes.

O Reconecta 2020 é um evento gratuito e será transmitido no canal do MPT no Youtube e acessado por meio do site oficial. No portal da Reconecta, você pode visitar o mural de vagas de emprego e disponibilizar o seu currículo, encontrar todas as informações sobre as atividades bem como a programação de cada uma das três salas de transmissão.

 Confira a programação completa do evento.

 

Serviço:
O que: Conferência Reconecta
Quando: 3 a 5 de dezembro
Ambiente digital: reconecta.mpt.mp.br

 

Esta matéria tem cunho informativo. Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público do Trabalho em Minas Gerais
Tel. (31) 3304-6291
prt03.ascom@mpt.mp.br
Twitter: @MPT-MG

Imprimir