Matéria sobre atuação do MPT recebe prêmio da AMMP

Escrito por .

(22.1.2014) A matéria "Crianças trabalham cada vez mais", produzida pelo jornalista Renato Carvalho Fonseca, do jornal Hoje em Dia, conquistou o terceiro lugar do Prêmio de Jornalismo Chico Lins, oferecido pela Associação Mineira do Ministério Público (AMMP). A reportagem, que retrata a difícil realidade de crianças e adolescentes que ingressaram precocemente para o mercado de trabalho, traz entrevista com o procurador do Trabalho Rafael Dias Marques, coordenador nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente. Os prêmios serão entregues nesta quinta-feira, 23, às 18 horas, na sede da AMMP (Rua dos Timbiras, 2928, Barro Preto).

 

Na matéria, Renato Fonseca descreve a rotina de três crianças que se arriscam vendendo balas, amendoins e lavando carros nas ruas de Belo Horizonte, mostrando índices de acidentes de trabalho, incidência de trabalho infantil no meio rural e nos grandes centros urbanos e a atuação dos órgãos públicos para o combate à prática. Em sua fala, o procurador do Trabalho desmistifica a ideia de trabalho infantil como atividade educativa, apontando fatores que prejudicam o desenvolvimento social e cultural do jovem. Segundo o jornalista, a pauta surgiu de um conversa dele com o procurador Rafael Dias, durante o encontro que o MPT promoveu com jornalistas, no mês de abril de 2013, em Brasília, mostrando a importância da iniciativa para a interlocução entre a instituição e a sociedade.

O primeiro lugar ficou com os jornalistas Guilherme Paranaíba e Sandra Kiefer, do jornal Estado de Minas, com a série de reportagens "O crack como ele é", mostrando a atuação da Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde no acompanhamento de usuários em tratamento ambulatorial e, segundo lugar coube ao jornalista Raphael Guerra, do Diário de Pernambuco, com a matéria "Juíza suspeita de facilitar a adoção", que retrata a atuação do Ministério Público de Pernambuco.

Imprimir