MPT vai apurar condições de segurança das barragens da Vale para trabalhadores em Itabira

Coronel Fabriciano - O Ministério Público do Trabalho em Minas Gerais (MPT-MG) está acompanhando a situação das barragens de rejeitos de minério que a Vale mantém em Itabira, na Região Central do estado. Conforme o procurador do Trabalho, Adolfo Jacob, tendo em vista a grande preocupação dos trabalhadores Vale do Rio Doce (diretos e terceirizados) e de toda a comunidade de Itabira e região quanto a possíveis rompimentos de barragens na cidade, o órgão instaurou um procedimento para apurar as condições de segurança em que se encontram essas estruturas. 

Segundo o procurador, a intenção do MPT é articular ações com outros órgãos públicos para evitar novos desastres como o de Marina, em novembro de 2015, e o de Brumadinho, que em 25 de janeiro matou pelos menos 130 pessoas e deixou cerca de 200 desaparecidos, segundo números oficiais.

O procurador informou ainda que vai intimar sindicatos dos trabalhadores, órgãos públicos e a própria empresa para prestarem esclarecimentos sobre condições de trabalho e de segurança.

Após o desastre em Brumadinho, o MPT constituiu um grupo específico para investigação e adoção das medidas de correção e responsabilização cabíveis em relação aos funcionários mortos e ao meio ambiente do trabalho. Na semana passada, o órgão obteve na Justiça do Trabalho de Betim bloqueios que somam R$ 1.6 bilhões nas contas da Vale. O recurso está assegurado para o pagamento de débitos trabalhistas.

Imprimir