Municípios mineiros receberam verba para cursos profissionalizantes

Escrito por .

Aulas serão destinadas a adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social

Governador Valadares - Os municípios de Água Boa e Capelinha, localizados nos vales do Rio Doce e do Jequitinhonha, respectivamente, receberam cada um R$ 50 mil, que deverão ser destinados ao custeio de cursos profissionalizantes. A destinação dos recursos é uma das obrigações previstas em um termo de ajustamento de conduta (TAC), firmado perante o MPT por uma empresa do ramo de varejo.

Deverão ser contemplados com as vagas adolescentes e jovens de escolas públicas, em situação de "vulnerabilidade social; adolescentes sujeitos a medidas socioeducativas; atendidos pelo Bolsa-Família e desempenho escolar satisfatório", detalha o procurador do Trabalho que atua no caso, Gustavo Freitas.

"A ideia é que jovens e adolescentes adquiram noções básicas de linguagens de programação, por meio do projeto Codelife (pt.codelife.com) - uma iniciativa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG). Ao final do projeto, os alunos terão noções básicas de HTML, CSS e JavaScript, de modo a criar um site básico na internet", acrescentou o procurador.

Em Água Boa, o recurso será utilizado para a compra de equipamentos, materiais e contratação de serviços, oferta de cursos aprendizagem profissional e programação de computadores no Projeto Resgatando Sonhos. A iniciativa envolve também as secretarias municipais de Assistência Social, de Educação e Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), que são responsáveis pela gestão e comprovação do uso dos recursos.

Conforme acordado em um termo de responsabilidade, o município de Capelinha vai aplicar o recurso no projeto Qualifica-se, formulado pelo Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS), que também é voltado à aprendizagem. A verba é destinada para a aquisição de computadores, mesas, cadeiras, material de informática e contratação de instrutores.

Esta matéria tem cunho informativo. Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público do Trabalho em Minas Gerais
Tel. (31) 3304-6291
prt03.ascom@mpt.mp.br
Twitter: @MPT-MG

Imprimir