Trabalhadores submetidos a condições degradantes são resgatados em carvoaria na Região Central de Minas

Três trabalhadores que estavam sendo submetidos ao trabalho análogo ao de escravo em decorrência de condições degradantes foram resgatados em uma carvoaria na Fazenda Santa Clara, no município de Inimutaba, na Região Central de Minas Gerais. O resgate foi realizado por uma força-tarefa integrada por auditores ficais do Trabalho, por procurador do Ministério Público do Trabalho (MPT) e agentes da Polícia Militar (PM).

"As vítimas foram aliciadas por um intermediador de mão de obra (gato) e estavam alojadas em péssimas condições. Não havia água potável, sendo que a disponibilizada aos trabalhadores era turva, sem qualquer tratamento. Não havia energia elétrica, o que prejudicava o preparo dos alimentos e seu acondicionamento", relatou o Procurador do Trabalho que participou da operação, Mateus Biondi. "As condições em que esses trabalhadores foram encontrados desrespeitavam a dignidade humana", concluiu.

Foram pagos pelo empregador o valor das verbas rescisórias e salariais aos trabalhadores, totalizando cerca de R$ 10 mil. Eles também receberam as guias do Seguro-Desemprego para acesso ao benefício.

O empregador assinou, ainda, um termo de ajustamento de conduta (TAC) perante o Ministério Público do Trabalho, se comprometendo a cumprir uma série de obrigações de fazer e de não fazer, além do pagamento de uma indenização por dano moral coletivo, que será destinada a uma instituição social.

Esta matéria tem cunho informativo. Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público do Trabalho em Minas Gerais
Tel. (31) 3304-6291
prt03.ascom@mpt.mp.br
Twitter: @MPT-MG

Imprimir