Exposição "Labuta" coloca o trabalho e suas questões em evidência

Belo Horizonte (MG) - O Ministério Público do Trabalho em Minas Gerais (MPT-MG) é um dos apoiadores da Exposição "Labuta" que será aberta nesta sexta-feira, 19/03, no Centro de Arte Popular, em comemoração aos 10 anos de funcionamento do Centro. 

A exposição é o resultado do contato dos educadores do Centro de Arte Popular com o acervo e o universo em que o museu está inserido. Nesse sentido, a mostra é uma experimentação expográfica a partir do rico acervo do CAP, sendo o fruto de uma oportunidade de aprendizado e experiência oferecida aos estudantes que atuaram no museu durante o ano de 2021.

Dentre as várias temáticas que percorrem o acervo do CAP, é inevitável perceber que o "trabalho" e o "fazer" são assuntos que o perpassam como um todo, foi a partir dessa constatação que o grupo de educadores definiu o tema desta exposição. "Trabalho" pode ser entendido como uma atividade que requer disposição de tempo, de força e de certa destreza daquele que o desempenha. Pensando nisso, é possível dizer que o fazer artístico não se diferencia dos trabalhos "tradicionais" como atividade funcional, mas é o único ofício que pode refletir sobre si mesmo e sobre os demais. A arte, assim, equipara-se a uma lente que redireciona o olhar para a sociedade trazendo à luz novas perspectivas a respeito do trabalho.

A mostra apresenta a lida e os labores presentes nas obras do acervo da Reserva Técnica do Centro de Arte Popular. É o resultado do processo de pesquisa e das experiências de Clara Assumpção, estudante de Arte Visuais, Mateus Rodrigues, estudante de História e Raphaela Damato, estudante de Museologia. A exposição exibirá ao público 50 peças do acervo do CAP, dentre esculturas e objetos utilitários produzidos por artistas consagrados da arte popular, dentre eles: Noemisa Batista, Margarida Mendes, Alice Ribeiro, José Maria, Alex Batista, Ulisses Mendes e João Alves. A exposição conta com apoio da CEMIG e do Ministério Público do Trabalho.

Acessibilidade - Um destaque importante da exposição "Labuta" é a proposta de acessibilidade para o público surdo: todo o conteúdo da mostra terá vídeos explicativos em Libras, a Linguagem Brasileira de Sinais. Os vídeos poderão ser acessados via celular através de QR Codes que estarão espalhados pelo ambiente da exposição. A iniciativa é fruto de uma parceria com a SignumWeb, startup responsável pela criação do projeto de acessibilidade em Libras do Centro de Arte Popular.


Exposição Temporária "Labuta"

Abertura: 19 de março de 2022
Período de Visitação: de 19 de março a 1º de maio de 2022
Local: Sala de Exposições Temporárias do Centro de Arte Popular

Centro d/e Arte Popular
Endereço: Rua Gonçalves Dias, 1608 - Lourdes - BH/MG. CEP: 30140-092
Horário de Funcionamento: Terça a Sexta-Feira 12h às 19h| Sábados, Domingos e Feriados 11h às 17h

--

Esta matéria tem cunho informativo. Permitida a reprodução mediante citação da fonte.

Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público do Trabalho em Minas Gerais
Tel. (31) 3304-6291
prt03.ascom@mpt.mp.br
Twitter: @MPT-MG
Youtube: MPT Minas Gerais

 

Imprimir