Rodoviários de BH encerram greve após fecharem acordo em audiência no MPT-MG

Escrito por .

Belo Horizonte – Durante audiência no Ministério Público do Trabalho em Belo Horizonte (MPT-MG), nesta quinta-feira, 19, mediada pela Procuradora Regional do Trabalho Maria Helena da Silva Guthier, o Sindicato dos trabalhadores do transporte rodoviário de BH comunicou que a categoria profissional aprovou a proposta de reajuste apresentada pela categoria patronal. A audiência foi encerrada com a formalização do acordo entre as partes e o fim da greve iniciada no dia 16/01, e suspensa no mesmo dia também em virtude de mediação do MPT.

O acordo formalizado entre o Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Transporte de Passageiros Urbano, Semi-Urbano, Metropolitano, Rodoviário, Intermunicipal, Interestadual, Internacional, Fretamento, Turismo e Escolar de BH e Região Metropolitana – STTRBH e o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte – SETRABH foi o pagamento, até o 5º dia útil de abril de 2023, do reajuste de 8,2% sobre salários e dos retroativos à data base, de 1º de outubro de 2022, bem como de incidência do ticket nas férias a partir de 1º de janeiro de 2023, em simetria ao reajuste da CCT já previsto ao sistema metropolitano. Também restou acordado que o dia da greve, 16/01, será pago e não descontado pelas empresas, bem como o prêmio.

Participaram da audiência: Para representar o STTRBH, o presidente Paulo Cesar da Silva, acompanhado do advogado, José Adolfo Melo. Para representar o SETRABH compareceu o Presidente da Diretoria Executiva, Raul Lycurgo Leite, acompanhado da advogada, Anna Carolina Masseo de Andrade. Presente, como ouvinte, o Presidente da Associação dos Usuários de Transporte Coletivo da Grande BH – AUCT, Francisco de Assis Maciel.

NF 000142.2023.03.000/2 - 40

--

Esta matéria tem cunho informativo. Permitida a reprodução mediante citação da fonte.

Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público do Trabalho em Minas Gerais
Tel. (31) 3279-3000
prt03.ascom@mpt.mp.br
Twitter: @MPT-MG
Youtube: MPT Minas Gerais

Imprimir