Estudantes, professores e escolas públicas foram agraciados com o Prêmio MPT na Escola em BH

Escrito por .

Evento contou com a presença de mais de 150 pessoas na sede do MPT

Apresentações de trabalhos artísticos que atraíram a atenção e o olhar do público em meio a um ambiente de confraternização marcaram a entrega do Prêmio MPT na Escola 2019 - Etapa Minas, que reuniu cerca de 160 pessoas na sede do Ministério Público do Trabalho, em Belo Horizonte, no dia 6 de novembro. No total, 30 estudantes do 4º, 5º, 6º e 7º anos do Ensino Fundamental de escolas públicas do estado foram agraciados com leitores de livro digital (1º lugar), caixas de som bluetooth (2º) e headsets bluetooth (3º). Os professores orientadores das produções vencedoras e instituições de ensino também foram premiados. Todos os trabalhados abordaram os temas trabalho infantil e proteção do trabalho adolescente, nas categorias conto, poesia, música, desenho e curta-metragem. Veja a galeria de fotos da premiação.

O procurador do Trabalho e coordenador de 1º e 2º graus da Regional, Sérgio Oliveira de Alencar, abriu os trabalhos destacando que o debate envolvendo o trabalho infantil no ambiente escolar "empodera educadores, alunos e suas famílias a dizerem um enfático não à prática que violenta o futuro de crianças e jovens e empobrece o país". Sérgio Oliveira de Alencar enalteceu o esforço empreendido por alunos e professores na construção conjunta de conhecimento relativo à proteção de crianças e adolescentes. "Levemos adiante esse compromisso", conclamou.

A procuradora do Trabalho e coordenadora regional da Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Coordinfância), Luciana Coutinho, disse que a premiação significa uma importante etapa do projeto Resgate a Infância - Eixo Educação, com o reconhecimento das produções estudantis e o trabalho desenvolvido pelos Municípios e pelas Escolas participantes. Entretanto, o essencial, no entender da procuradora, é "o engajamento da comunidade escolar no enfrentamento do trabalho proibido que afeta crianças e adolescentes".

Luciana Coutinho parabenizou alunos e professores por fazerem ecoar, de maneira lúdica e espontânea, a mensagem do combate ao trabalho infantil por meio das apresentações e dos trabalhos artísticos. "É assim que a gente vai vencendo os mitos do trabalho infantil, sensibilizando e conscientizando a sociedade da importância de discutir essa temática", completou.

Os resultados alcançados por municípios de Minas Gerais na etapa nacional do prêmio MPT na Escola 2019 - três primeiros lugares e vencedores em todas as categorias - também foram enaltecidos pela procuradora. Por fim, Luciana Marques Coutinho agradeceu pelo empenho e participação de membros e servidores na realização do concurso.

O estudante Gustavo Amaral, da Escola Municipal Policena Alves Amorim, em Três Marias, na Região Central do estado, conquistou o primeiro lugar na categoria desenho/grupo dois. Ele explicou à plateia o sentido da mensagem reproduzida na peça que rendeu a premiação a ele e à estudante Giovanna Victória de Freitas. "A vida passa primeiro pela infância. Uma criança que convive muito com a família. Depois, o desenho mostra a criança estudiosa, que participa das aulas, e, depois, mostra ela numa entrevista de emprego e um adulto bem-sucedido. Todos queremos ser bem-sucedidos, não é", enfatizou o aluno.

"É um tema muito relevante o trabalho infantil. O prêmio sensibiliza a criança viver a infância e faz com que ela perceba tantos casos de trabalho proibido envolvendo menores no país. O período da infância é o que ela tem para brincar, para ir à escola e ser feliz", comentou a coordenadora do Projeto Resgate a Infância na Escola Integral Vida Nova, em Andradas, no Sul de Minas, Regina Cavacini, referindo-se ao legado deixado pelo prêmio à comunidade escolar. No encerramento da premiação, membros do MPT, servidores, alunos e professores entoaram em uníssono um: "chega de trabalho infantil!". 

Parceria - Durante o evento, foi lançada a parceria entre o MPT em Minas Gerais e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) para ações conjuntas de capacitação e multiplicação dos conteúdos do Projeto Resgate a Infância. O diretor técnico do Sebrae, João Cruz Reis Filho, destacou as possibilidades da entidade em levar cursos para o interior do estado: "Nós temos uma rede capilarizada no estado e prestamos efetivamente atendimento em todos os 853 municípios de Minas Gerais", afirmou.

Siga-nos no Twitter @MPTMG e saiba mais sobre a atuação do MPT

Imprimir