Com a participação do MPT, eventos nas redes sociais debatem combate ao trabalho infantil

Escrito por .

Belo Horizonte - O Ministério Público do Trabalho em Minas Gerais (MPT-MG) teve participação ativa como colaborador em pelo menos cinco eventos que debateram temas ligados ao trabalho infantil entre abril e julho deste ano. Além do MPT, profissionais de órgãos e de entidades que atuam na Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente e na formação profissional também participaram das transmissões realizadas pelas redes sociais.

As procuradoras do Trabalho e Luciana Marques Coutinho e Fernanda Brito Pereira, coordenadora e vice regional da Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Coordinfância), respectivamente, foram as representantes do MPT nos debates.

Uma live foi realizada em 23 de abril, no Instagram do Conselho Tutelar de Minas Gerais, e debateu aspectos e consequências do trabalho infantil para o futuro de crianças e adolescentes. Em 29 de maio, na mesma plataforma, uma transmissão abordou a atuação do conselheiro no combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes durante a pandemia da Covid-19. O evento foi mediado pelo coordenador estadual do Fórum Mineiro de Conselheiros Tutelares, Guilherme Cruz.

A exploração da criança e do adolescente foi assunto de live promovida pelo Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) em seu Instagram e contou com a intermediação da social media da entidade, Ana Carolina Oliveira.

Em 22 de junho, "Combate ao Trabalho Infantil em meio à pandemia da Covid-19" foi tema de uma capacitação voltada para conselheiros tutelares. O evento integrou o calendário de atividades da Campanha Nacional de Combate de Combate ao Trabalho Infantil e teve ainda como expositores a presidente do Fórum de Erradicação e Combate ao Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente de Minas Gerais (Fectipa-MG), Elvira Cosendey, o inspetor da Polícia Rodoviária Federal (PRF) Junie Pena, além do Ministério Público do Trabalho. Houve emissão de certificado para os participantes.

capacitacao
capacitacao
Os 30 anos do Estatuto da Criança do Adolescente (ECA), comemorados na última segunda-feira 13, e sua importância no ensino da aprendizagem nortearam os debates de uma live promovida pela Associação Amigos da Educação (Amici) em 8 de julho, no seu Instagram. O coordenador pedagógico da Amici, Cristiano Paulo dos Santos, foi quem conduziu o evento.

live tres
live tres
Esta matéria tem cunho informativo. Permitida a reprodução mediante citação da fonte.

Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público do Trabalho em Minas Gerais
Tel. (31) 3304-6291
prt03.ascom@mpt.mp.br
Twitter: @MPT-MG



Imprimir