Cerca de 6 mil camisas novas serão distribuídas para pessoas em situação de rua em BH e cidades do interior

Escrito por .

A destinação foi articulada pelo MPT-MG e a distribuição será feita por entidades participantes do projeto Rua do Respeito

Belo Horizonte – Um total de 5.640 camisas de malha novas serão distribuídas para pessoas em situação de rua atendidas pelo projeto Rua do Respeito em Belo Horizonte e cidades do interior, dentre as quais Mariana, Santa Luzia, Vespasiano, Nova Lima, Itabirito. A destinação está sendo feita pelo Ministério Público do Trabalho em Minas Gerais (MPT-MG), que contará com o apoio de 17 instituições em diferentes municípios para fazerem a distribuição aos atendidos pelo projeto Rua do Respeito.

O valor destinado pelo MPT para a aquisição das peças foi de R$ 225 mil, montante que proveniente do pagamento de uma multa por descumprimento de termo de ajuste de conduta (TAC), firmado por uma empresa de setor têxtil junto ao Ministério Público do Trabalho (MPT).

"Serão distribuídas camisas nos tamanhos P, M e G, de variadas cores. A previsão é que sejam entregues em um prazo de 40 dias. Antes disso, elas serão separadas e identificadas com os nomes de cada instituição, para que seja facilitada a coleta do material", explica a procuradora do Trabalho responsável pela destinação, Florença Dumont Oliveira.

Saiba mais - O MPT participa e apoia o projeto Rua do Respeito desde agosto de 2017, por meio de um termo de adesão, e tem os compromissos de promover palestras, atribuir prioridade na tramitação de procedimentos administrativos sobre trabalhadores em situação de rua, realizar audiências públicas com temas correlatos e incentivar seu público interno a participar de eventos relacionados à temática.

A ação é resultado de um termo de cooperação técnica assinado entre Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG), Tribunal de Justiça (TJMG) e Serviço Social Autônomo (Servas) em maio de 2015, com participação de diversas instituições. O Rua do Respeito viabiliza o acesso de pessoas em situação de rua a direitos básicos, a projetos sociais e profissionalizantes, que possibilitem a sua inclusão no mercado de trabalho. Além disso, realiza ações voltadas para o esclarecimento da sociedade sobre o fenômeno das pessoas em situação de rua.

Confira as instituições beneficiadas e o número de camisas que vão receber:

 

Nº de camisas

Entidade beneficiada

 1.

1.940

Associação Imagem Comunitária Projetos: “Periferia Viva” e “Comunidade Viva sem Fome”

 2.

1.200

Condenados - FBAC e Associações de Proteção e Assistência aos Condenados - APACs

 3.

500

Movimento Periferia Criativa

 4.

300

Associação Arebeldia Cultural

 5.

250

Casa de Acolhida Padre Eustáquio

 6.

250

Centro das tradições do Rosário no estado de Minas Gerais (Nome Fantasia: Federação dos Congadeiros)

 7.

200

Hospital das Clínicas da UFMG

 8.

200

Centro Espírita Irmã Alcione

 9.

200

Comunidade Espírita Amigos de Jesus

 10.

150

Instituto de Apoio e Orientação a Pessoas em Situação de Rua – Inaper

 11.

100

Lions Clube Santa Luzia

 12.

100

Lions Clube de Mariana

 13.

50

Projeto arte com afeto

 14.

50

Obras Sociais da Paróquia de São Sebastião (Nome Fantasia: Instituição de Longa Permanência para Idosos Santa Luísa de Marillac)

 15.

50

Lions Clube Itabirito

 16.

50

Lions Clube de Vespasiano

 17.

50

Lions Clube de Nova Lima

TOTAL

5.640

 




Esta matéria tem cunho informativo. Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público do Trabalho em Minas Gerais
Tel. (31) 3304-6291
prt03.ascom@mpt.mp.br
Twitter: @MPT-MG




Imprimir