Operação Resgate localiza 29 trabalhadores em condições análogas à de escravos em Minas Gerais

Escrito por .

Durante a Operação Resgate, realizada desde 13 de setembro, foram resgatados agora 140 trabalhadores em condições análogas à de escravos. Em Minas Gerais, foram 29 resgatados, sendo 15 em Pirapora e 14 na região de Curvelo. A operação é uma força tarefa interinstitucional integrada pelo Ministério Público do Trabalho, a Secretaria de Inspeção do Trabalho, o Ministério Público Federal, a Polícia Federal e a Defensoria Pública da União.


Os estados onde foram encontrados os maiores números de trabalhadores foram Goiás (36) e Minas Gerais (29). Na região de Curvelo, interior de Minas Gerais, os 14 trabalhadores resgatados estavam trabalhando na produção de cerâmica. Onze trabalhavam em uma cerâmica na cidade de Inhaúma, inclusive duas pessoas menores de 18 anos e outros 3 na cidade de Inhaúma.

Inhaúma (MG) - FOTO: acervo MPT
Inhaúma (MG) - FOTO: acervo MPT


No Sul do Brasil, as primeiras imagens da Operação Resgate no Rio Grande do Sul mostram as condições degradantes de alojamentos na região de Lajeado, onde o trabalhadores estavam sendo submetidos a condições análogas à de escravos em carvoaria e na produção de fumo.


Durante coletiva convocada na manhã desta quinta-feira, 28, os representantes dos órgãos que integram a força tarefa enfatizaram que essa foi a maior operação conjunta do estado brasileiro contra o trabalho escravo, marcando os 25 anos de operação do Grupo Móvel. Mais de 360 autos de infração foram lavrados e mais R$ 500 serão pagos em verbas rescisórias aos trabalhadores.


Foram encontrados trabalhadores em condições análogas à de escravo tanto em diversos setores econômicos, tanto no meio rural como urbano, com predomínio no rural, destacou o procurador-geral do Trabalho Alberto Balazeiro.

Lajeado (RS) - FOTOS: acervo MPT
Lajeado (RS) - FOTOS: acervo MPT


Participam da operação 29 procuradores do trabalho, sendo cerca de 5 que atuam em Minas Gerais, aproximadamente 300 policiais federais, 100 auditores fiscais do trabalho, 78 agentes de segurança institucional, 12 defensores públicos federais e membros do MPF.

Confira mais fotos dessa operação: https://photos.app.goo.gl/TFmLFBgkTkXtcv9F7

Leia também: Trabalho escravo e aliciamento e tráfico de trabalhadores motivam mais de 6 mil denúncias ao MPT nos últimos cinco anos

-- 

Esta matéria tem cunho informativo. Permitida a reprodução mediante citação da fonte.

Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público do Trabalho em Minas Gerais
Tel. (31) 3304-6291
prt03.ascom@mpt.mp.br
Twitter: @MPT-MG

Imprimir