Campanha pelos direitos de atletas adolescentes é lançada pelo Ministério Público do Trabalho

Escrito por .

Movimento busca informar a comunidade esportiva e a sociedade sobre o tema e ajudar atletas e familiares a identificar riscos e falsas promessas

Foi pré-lançada na última terça-feira (23) nas redes sociais a campanha “Atletas Adolescentes - Dignidade É Nosso Esporte”, realizada pela Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Coordinfância) do Ministério Público do Trabalho em conjunto com a campanha #ChegadeTrabalhoInfantil, com apoio do Instituto Edésio Passos e condução da agência de comunicação Social Ideias. Com enfoque educativo, o objetivo é conscientizar atletas adolescentes, suas famílias e organizações esportivas sobre os direitos desses futuros esportistas profissionais.

No mundo dos esportes e especialmente no que se refere às categorias de base, pouco se fala sobre a relação de trabalho existente na contratação de atletas dessa faixa etária. O fator cultural faz com que o esporte não seja entendido como uma atividade profissional - regida, portanto, por leis e regulamentos, sobretudo no futebol. Muitas vezes, as famílias recebem ofertas tentadoras, mas que se revelam ilusórias, com rotinas extenuantes e danosas para a formação física, moral, psicológica e escolar dos adolescentes.

A formação profissional para atletas é permitida a partir dos 14 anos. Além desse direito básico, estão outros, como explica a Procuradora do Trabalho Luísa Carvalho Rodrigues, Coordenadora do Grupo de Trabalho Atletas Mirins e Gerente do Projeto Resgate à Infância, ambos da Coordinfância. "O direito a um ambiente seguro para a prática do esporte, protegido contra o assédio moral e sexual, condições dignas e seguras de alojamento, alimentação e higiene adequados, e treinamentos que não atrapalhem o período escolar, os estudos e a convivência familiar e comunitária. São alguns dos direitos garantidos a atletas adolescentes.", explica.

Mostrar a diferença entre o desenvolvimento esportivo e a exploração do trabalho infantil é uma das metas da campanha e oferecer conhecimento e ferramentas para identificar e evitar situações de abuso. Os canais para denúncias também estarão presentes, mas a ideia é criar uma rede de conscientização envolvendo todo o universo dos esportes. "Queremos que clubes, federações, famílias, atores da rede de proteção e os próprios atletas entendam que adolescentes são pessoas em peculiar condição desenvolvimento e que desta condição emanam direitos constitucionais e legais, que precisam ser respeitados e assegurados", explicam a Procuradora do Trabalho Ana Maria Villa Real, Coordenadora Nacional da Coordinfância (Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente).

Para marcar o lançamento oficial do movimento, será realizada live no dia 04 de março, quinta-feira, às 17 horas, no canal TVMPT no YouTube, com a ex-atleta olímpica Joanna Maranhão, o jornalista esportivo Breiller Pires e mediação da procuradora do trabalho Luísa Carvalho Rodrigues. Em março, também haverá lançamento do site com espaço para assinaturas de apoio à causa.


Uma rede de apoio em prol da causa

Com um amplo trabalho de advocacy, a campanha está reunindo uma rede de apoiadores, desde nomes do mundo dos esportes, clubes e federações até veículos de imprensa, organizações sociais, marcas de produtos esportivos, entre outras parcerias. Tudo com o objetivo de divulgar materiais informativos, canais de denúncias, eventos online, postagens, materiais audiovisuais e outras ações de sensibilização.


Atletas adolescentes têm direitos

Entre os direitos garantidos a atletas adolescentes estão a proibição de prática profissional antes dos 14 anos; treinamento em ambiente seguro, protegido contra os assédios moral e sexual; formação contínua e qualificada; acompanhamento médico, pedagógico e psicológico; condições dignas e seguras de moradia, além de alimentação e higiene adequadas; treinamentos que não atrapalhem o período escolar, horário de estudos, contato com a família e com a comunidade e o tempo de lazer; respeito aos limites físicos e psicológicos e transparência nas ofertas e contratações.


Live de Lançamento da Campanha Atletas Adolescentes

Seja um apoiador dessa causa! Entre em contato e saiba como se envolver:

Redes Sociais da Campanha “Atletas Adolescentes - Dignidade é o Nosso Esporte”
Instagram da campanha: http://instagram.com/atletasadolescentes
Facebook da campanha: https://www.facebook.com/atletasadolescentes
Instagram MPT: https://www.instagram.com/mptrabalho/
Facebook MPT:  https://www.facebook.com/mpt.br

 

--

Esta matéria tem cunho informativo. Permitida a reprodução mediante citação da fonte.

Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público do Trabalho em Minas Gerais
Tel. (31) 3304-6291
prt03.ascom@mpt.mp.br
Twitter: @MPT-MG

Imprimir