MAIO LILÁS: "O Sindicalismo se fortalece na diversidade"

Escrito por .

Brasília (DF) - No mês de maio, é celebrado o Maio Lilás, uma campanha em defesa do sindicalismo. Este ano, o tema da campanha é “Sindicalismo e Diversidade”, com o lema o “Sindicalismo se fortalece na diversidade”. Diante disso, o Ministério Público do Trabalho (MPT) reforça a importância da liberdade sindical, um princípio previsto na Convenção nº 87 da OIT, e ressalta a necessidade de patrões, empregados e governos estabelecerem diálogo no contexto da pandemia pelo novo Coronavírus.

Vale destacar que o MPT, por meio da Coordenadoria Nacional de Promoção da Liberdade Sindical (Conalis), lançou a nota técnica N° 6/2020 sobre diálogo social, negociação coletiva e adoção de medidas de proteção ao emprego e ocupação diante da COVID-19.

A campanha marca também o lançamento do Projeto Estratégico intercoordenadorias (Conalis e Coordigualdade) denominado “Sindicalismo e diversidade”, o qual tem como objetivo ampliar o diálogo social e colaborar com as entidades sindicais para a promoção da diversidade nas relações de trabalho, por meio do incremento da temática nas pautas na cultura sindical e a promoção da diversidade no trabalho por meio da negociação coletiva, com base nas já existentes boas práticas sindicais em articulação com o MPT. As ações serão somadas ao Projeto Estratégico “Inclusão” da Coordigualdade.

A campanha é uma promoção conjunta da Coordenadoria Nacional de Promoção da Liberdade Sindical e do Diálogo Social - Conalis/MPT - e da Coordenadoria Nacional de Promoção de Igualdade de Oportunidades e Eliminação da Discriminação no Trabalho – Coordigualdade/MPT.

Fonte: PGT

--  

Esta matéria tem cunho informativo. Permitida a reprodução mediante citação da fonte.

Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público do Trabalho em Minas Gerais
Tel. (31) 3304-6291
prt03.ascom@mpt.mp.br
Twitter: @MPT-MG

Imprimir