Parceria abre portas da corrida como prática esportiva para jovens em situação de vulnerabilidade social

Escrito por .

O primeiro treino do grupo de Velocirápidos foi realizado nesse sábado (22)

Belo Horizonte (MG) - Nesse sábado, 22, foi realizado o primeiro treinamento da Grupo de Corrida Velocirápidos, na Cidade Administrativa, com a presença de 12 dos 30 jovens que compõem o grupo. Todos os integrantes são adolescentes e jovens em situação de extrema vulnerabilidade social e aprendizes indicados pelo FECTIPA/MG e pela Subsecretaria de Atendimento Socioeducativo (Suase) do Estado de Minas Gerais.

A procuradora do Trabalho e atual coordenadora regional da Coordenadoria de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Coordinfância), Luciana Coutinho, explica como se deu a formação do grupo de corrida Velocirápidos. “Tudo começou a partir da reversão de valores pelo MPT para o evento esportivo Meia Maratona de BH, visando a inserção do tema do combate ao trabalho infantil nas publicações das mídias sociais dos canais do evento e na corrida propriamente dita, mediante utilização da hashtag #chegadetrabalhoinfantil no material disponibilizado aos atletas que vão participar do evento (camisetas, placas ao longo do percurso e pórtico de chegada). Inicialmente, o evento seria presencial, mas foi cancelado em razão da pandemia e agora será no formato "Live Run", prevista para o próximo dia 25 de julho”.

Segundo Luciana, uma ideia de repassar 30 cortesias para os jovens em situação de vulnerabilidade "acabou se transformando em algo muito maior. A partir de diversas conversas e reuniões, houve uma ampliação dessa articulação entre as instituições e vários voluntários que se envolveram para motivar adolescentes e jovens à prática esportiva. A empresa ACE, organizadora da Meia Maratona, o FECTIPA e a Suase conseguiram voluntários que têm colaborado gratuitamente com a iniciativa de motivar adolescentes e jovens para prática de correr, como atividade física. Esta equipe de voluntários é composta por uma nutricionista, Luciana Cosendey; um preparador físico, Thiago Araújo; e uma psicóloga, Michele Rocha, que participaram de diversas lives no YouTube e também de reuniões fechadas com o grupo de adolescentes para dar orientações físicas, nutricionais e mentais para os beneficiados. Um grupo menor destes beneficiários participou, ainda, de uma oficina promovida pela a Agência de Iniciativa Cidadã (AIC), que se tornou parceira e voluntária da iniciativa e possibilitou a escolha do nome e da marca Velocirápidos e da identidade visual do grupo”, explica.

"Acho formidável esta iniciativa do Velocirápidos, que surgiu espontaneamente nas primeiras reuniões entre o MPT, Meia Maratona, Fectipa, Suase e Secretaria Municipal de Esportes de Belo Horizonte (SMEL). Acredito que essa iniciativa tenha potencial, inclusive, para durar para além do evento esportivo Meia Maratona 2021, Live Run, como um projeto social importante de incentivo à atividade física e à prática esportiva voltado para adolescentes e jovens em situação vulnerabilidade social. E ainda agrega conteúdos de temas sociais importantes, como o combate ao trabalho infantil”, enfatiza Luciana Coutinho.

Os adolescentes selecionados passaram por exames médicos, receberam kits com squeze, mochila, máscaras faciais e tênis, e o grupo também já conta com duas bandeiras com o nome e marca do Velocirápidos e a alusão à hashtag #chegadadetrabalhoinfantil. Eles vão receber, ainda, camisetas e shorts para prática esportiva. Todos esses equipamentos e os exames foram custeados com recursos destinados pelo MPT ao projeto, juntamente com a colaboração do FECTIPA e dos demais parceiros.

O diretor da ACE Esportes e Eventos, Rômulo Moreira, empresa que organiza o evento da Meia Maratona, ressalta a importância da parceria firmada com o MPT para a divulgação da campanha. “Ações diversas estão previstas nesta parceria, incluindo a exposição da marca e da hashtag em peças de divulgação do evento, nas redes sociais da Meia de BH e em outros materiais promocionais do evento. O esporte pode ser um instrumento transformador de vida de crianças, adolescentes e jovens”.

Velocirápidos
Velocirápidos

Sobre o primeiro encontro e treino presencial promovido com os jovens no último sábado, Luciana destaca que “a possibilidade realização desse treino no espaço na Cidade Administrativa foi viabilizado pela Suase, que tem sido grande parceiro do MPT e a quem nós muito agradecemos”. Na ocasião, os voluntários e demais representantes das instituições presentes, inclusive o MPT, proporcionaram um lanche com frutas e água para os adolescentes, que também receberam, no local, orientações sobre os cuidados necessários com a alimentação, da nutricionista Luciana Cosendey e fizeram um treino comandado pelo educador físico Thiago Araújo. Para Rômulo, foi com muita satisfação que os jovens, e também os organizadores, deram a largada neste projeto do Velocirápidos. “Foi o primeiro treino presencial e pude perceber o quanto a turma está animada para se preparar da melhor forma possível para a Meia de BH Live Run”.

Além do treino realizado no último 22, estão programados outros encontros presenciais para os dias 29/05, 12/06, 26/06, 03/07 e 17/07. Em cada um destes eventos, haverá uma fala sobre um dos temas correlatos ao assunto: nutrição, suporte psicológico, importância do esporte para vida, dentre outros. Especificamente, no dia 12/06, data marcada como o Dia Nacional e Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, a procuradora Luciana estará presente para falar com os jovens sobre o combate ao trabalho infantil, juntamente com a coordenadora do Fectipa, Elvira Cosendey.

Leia mais:

https://www.prt3.mpt.mp.br/procuradorias/prt-belohorizonte/1982-corrida-de-rua-como-via-de-transformacao-da-realidade-de-adolescentes-e-jovens-em-situacao-de-vulnerabilidade-social

https://www.prt3.mpt.mp.br/procuradorias/prt-belohorizonte/1608-corrida-de-rua-vira-aliada-na-erradicacao-do-trabalho-infantil-em-minas

https://www.prt3.mpt.mp.br/procuradorias/prt-belohorizonte/1563-juventude-energia-superacao-esporte-futuro

--                                                                                                                                                                                                                                                                  

Esta matéria tem cunho informativo. Permitida a reprodução mediante citação da fonte.

Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público do Trabalho em Minas Gerais
Tel. (31) 3304-6291
prt03.ascom@mpt.mp.br
Twitter: @MPT-MG

Imprimir