Combate ao trabalho infantil é tema da 13ª Meia Maratona Internacional de Belo Horizonte

Escrito por .

 

As inscrições já estão abertas para a corrida, que será dia 25 de julho, no formato live run

Belo Horizonte (MG) - A importância do combate e da erradicação do trabalho infantil é o tema da 13ª Meia Maratona Internacional de Belo Horizonte. Durante o evento, que será realizado na modalidade live run esse ano, devido à pandemia do novo Coronavírus, os corredores serão convidados a conhecer e se engajar na causa, apoiando ações voltadas para o combate ao trabalho infantil promovidas pelo Ministério Público do Trabalho e seus parceiros. Nas camisas e em todas as peças de divulgação da corrida será estampada a hashtag #ChegaDeTrabalhoInfantil, com o objetivo de aumentar a visibilidade do assunto.

As provas serão no dia 25 de julho, das 8 às 10h, nas modalidades caminhada 3km, corrida 5km ou 10km e meia maratona (21.097m), sendo que cada participante  deverá realizar sua prática esportiva individualmente, em local próprio escolhido por ele, isolado dos demais corredores. As inscrições podem ser feitas até o dia 24 de julho, ou enquanto houver vagas, e os valores variam entre R$19,90 e R$44,90, conforme o kit escolhido e o lote de vendas.

“A inserção do tema em uma corrida de rua, tem por objetivo ampliar cada vez mais a conscientização sobre a importância de se erradicar essa forma de exploração e amplia os espaços de divulgação da Campanha Nacional de Combate ao Trabalho Infantil, que, este ano, tem como slogan “Precisamos agir agora para acabar com o trabalho infantil!. 2021 também é o Ano Internacional para a Eliminação do Trabalho Infantil, eleito pela ONU que tem por objetivo conclamar os governos e a sociedade a fazerem o que for necessário para colocar fim ao trabalho infantil em todas as suas formas”, enfatiza a procuradora do Trabalho e Coordenadora Regional da Coordinfância em Minas Gerais, Luciana Marques Coutinho.

Apesar de ser uma grave violação dos direitos humanos, o trabalho infantil ainda é uma realidade no Brasil. Segundo dados do IBGE de 2019, divulgados no ano passado, há cerca de 1,8 milhão de crianças e adolescentes com idades entre 5 e 17 anos em situação de trabalho infantil. Desses, 706 mil (45,9%) estavam em ocupações consideradas como piores formas de trabalho infantil. A pandemia do novo coronavírus tornou o combate ao trabalho infantil ainda mais urgente, uma vez que, além de ter promovido o fechamento das escolas e outros espaços públicos de proteção, também aprofundou a pobreza, uma das causas do trabalho infantil.

Como parte da parceria do MPT com a Meia Maratona, trinta adolescentes em situação de vulnerabilidade social, selecionados pelo Fórum de Erradicação e Combate ao Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador -(FECTIPA/MG) e pela Subsecretaria de Atendimento Socioeducativo (SUASE) receberam cortesias para participar da corrida, como forma de incentivo à prática esportiva. O grupo que recebeu o nome "Velocirápidos" e já está se preparando com a ajuda de voluntários, preparador físico, psicóloga, nutricionista, dentre outros. Reversão realizada pelo Ministério Público do Trabalho possibilitou ainda a aquisição de tênis, squeze, máscaras e outros equipamentos esportivo para o grupo. 

Cronograma – 25/07/2021 – 8h a 10h:

08h00 – Início da LIVE no Canal do Youtube da TBH Esportes
08h20 – Alongamento
08h30 – Largada Meia Maratona (21.097,5 m)
08h50 – Alongamento
09h00 – Largada Corrida 10km, Corrida 5km e Caminhada 3km
09h30 – Aulão Aeróbico
10h00 – Encerramento da Live

Faça sua inscrição: http://www.tbhesportes.com.br/inscricao

Leia mais:

- Juventude, energia, superação, esporte, futuro

- Corrida de rua como via de transformação da realidade de adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social

- Campanha alerta para urgência em erradicar o trabalho infantil

- 2021 Ano Internacional para a Eliminação do Trabalho Infantil

- Não ao trabalho infantil!

- Campanha: “Precisamos agir agora para acabar com o trabalho infantil!”

- TBH Esportes

 

--

 

Esta matéria tem cunho informativo. Permitida a reprodução mediante citação da fonte.

 

Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público do Trabalho em Minas Gerais
Tel. (31) 3304-6291
prt03.ascom@mpt.mp.br
Twitter: @MPT-MG

 

Imprimir