Cooperação firmada entre MPTMG, AVABRUM e UFMG garante aprendizagem de tecnologias digitais e de línguas estrangeiras a mais de mil habitantes de Brumadinho e região da Bacia do Paraopeba

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Termo tem vigência de 24 meses podendo ser prorrogado por acordo entre os partícipes, por meio de Termo Aditivo

Belo Horizonte (MG) – Fomentar a geração de trabalho, renda e emprego para a população da região da bacia do Rio Paraopeba, atingida pelo rompimento da Barragem I da Mina Córrego do Feijão em 2019, por meio da inclusão social, produtiva e digital. Este é o objetivo central do projeto Ensino e Aprendizagem de Tecnologias Digitais e Línguas Adicionais: uma parceria UFMG e AVABRUM, que foi formalizada por meio da assinatura de um Termo de Cooperação Técnica, com vigência de 24 meses e passível de renovação. Além da comunidade local, a iniciativa tem como potenciais beneficiários os professores, alunos graduandos e pós-graduandos de diferentes cursos da UFMG.

O Grupo Especial de Atuação Finalística (GEAF) do MPT viabilizou a transferência de R$ 781 mil à FUNDEP para a execução do projeto, após aprovação do Comitê Gestor do Dano Moral fixado em acordo firmado nos autos de uma em Ação Civil Pública (ACP) proposta pelo MPT/MG em face da Samarco, da Vale e BHP Billiton. Desse total, R$ 55 mil serão destinados à Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (FUNDEP), responsável pela gestão financeira do projeto, a título de remuneração pelos custos operacionais por ela incorridos. De acordo com os orçamentos contidos no plano de trabalho proposto, o restante da verba deverá ser investido no custeio da composição da equipe multidisciplinar da capacitação, formada por docentes autor e formador, tutores e monitores, bem como no pagamento do material de consumo das atividades, das bolsas de estágios e do uso de plataforma digital para comunicação e interação ao vivo.  

“A expectativa do projeto, orientado em dois eixos, é capacitar 1.200 jovens e adultos em inovação tecnológica, divididos em seis turmas, bem como assegurar o aprendizado de crianças e capacitação de jovens e adultos por meio do oferecimento de 48 cursos de idiomas (20 de espanhol e 28 de inglês). Para este segundo eixo, dirigido ao ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras, o projeto prevê um público entre 480 a 720 inscritos”, destaca o procurador-chefe do MPT Arlélio de Carvalho Lage. Cada eixo será executado por uma equipe sob a coordenação de um docente da UFMG. O Eixo 1 será coordenado pela professora Luana Lopes Amaral (FALE/UFMG) e contará com o apoio do Centro de Educação a Distância da Pró-Reitoria de Graduação – CAED/Prograd/UFMG. O Eixo 2 será coordenado pela professora Anelise Scotti Scherer (FALE/UFMG).  

A princípio, em razão do distanciamento social imposto pela pandemia do novo coronavírus, as atividades de capacitação e os cursos do Centro de Extensão da Faculdade de Letras da UFMG (CENEX-FALE) deverão ocorrer na modalidade virtual síncrona, podendo incluir atividades assíncronas. Mas, a depender das condições para flexibilização do estado de isolamento social frente à crise sanitária, poderão ser realizados encontros presenciais.

Cada um dos integrantes do acordo assumiu compromissos específicos dentro do projeto, previstos em seu plano de trabalho. “Caberá ao MPT a análise da prestação de contas, o aceite das propostas de alteração do acordo e de seu plano de trabalho, o fornecimento de informações técnicas à UFMG, necessárias à execução do projeto, entre outras atribuições. A UFMG ficará encarregada da execução e da fiscalização o projeto, da aplicação dos recursos discriminados no plano do trabalho e da viabilização do monitoramento do projeto por parte do MPTMG. Já a AVABRUM, além do acompanhamento da execução do projeto, se responsabilizará pela emissão de pareceres sobre propostas de alteração do plano de trabalho, pela cooperação com a UFMG para que a qualidade técnica do projeto seja assegurada em sua integralidade”, explica o coordenador do GEAF MPT, o procurador do Trabalho Geraldo Emediato de Souza.

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