Guia para cobertura jornalística sobre Trabalho Infantil contribui para fomento do debate e conscientização sobre o tema

Escrito por .

A cartilha é fruto da parceria entre a OIT, o MPT e a ANDI - Comunicação e Direitos

 

Brasília (DF) - Foi lançada, nesta terça-feira (10/05), a publicação “Trabalho Infantil: Guia para a Cobertura Jornalística”, fruto da parceria entre o Ministério Público do Trabalho (MPT), a ANDI - Comunicação e Direitos e a Organização Internacional do Trabalho (OIT). O objetivo do Guia é contribuir com os meios de comunicação na cobertura jornalística sobre exploração do trabalho da criança e do adolescente.

O Guia oferece aos profissionais de imprensa grande quantidade de informações, de forma simples e técnica, a fim de subsidiar a cobertura jornalística sobre o tema e a denúncia dos casos de trabalho infantil no país. O documento traz dados sobre trabalho infantil no Brasil, o marco legal com leis brasileiras e convenções internacionais sobre a prevenção e erradicação do trabalho infantil, além de recomendações para jornalistas referentes aos aspectos gerais do tema em questão, controle social e responsabilização, novas abordagens para a pauta, edição consciente e uma pequena biblioteca do trabalho infantil.

“O lançamento do Guia é mais um convite a que profissionais das redações de todo o País se somem nessa luta e contribuam, de forma mais efetiva e sistemática, para a promoção do debate sobre o combate ao trabalho infantil junto à sociedade e ao poder público. Além disso, tem como objetivo ser um instrumento de promoção da civilização, conscientização e desmistificação dessas alegações permissivas ao trabalho infantil,” declarou a procuradora do MPT e coordenadoranacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Coordinfância), Ana Maria Villa Real.

Também participaram da mesa de abertura a coordenadora de Princípios e Direitos Fundamentais no Trabalho da OIT, Maria Cláudia Falcão, e a diretora administrativa da ANDI, Ana Potyara. O evento contou, ainda, com as falas da consultora da ANDI, Ana Flávia Flores e da jornalista do Portal UOL, Maria Carolina Trevisan.

Confira: https://andi.org.br/publicacoes/trabalho-infantil-guia-para-a-cobertura-jornalistica/

-- 

Esta matéria tem cunho informativo. Permitida a reprodução mediante citação da fonte.

Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público do Trabalho em Minas Gerais
Tel. (31) 3304-6291
prt03.ascom@mpt.mp.br
Twitter: @MPT-MG
Youtube: MPT Minas Gerais

 

Imprimir