Integrantes do Programa Caminhos participam de formatura no dia 30 de junho no auditório do MPT-MG

Escrito por .

O Programa, que resulta de parceria intersetorial, fomenta a inclusão profissional e social para pessoas em situação de vulnerabilidade social

Belo Horizonte (MG) – No dia 30 de junho de 2022, foi realizada a solenidade de conclusão das formações da 1ª turma do Programa Caminhos, de inclusão e desenvolvimento humano e profissional para pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica, desenvolvido em Belo Horizonte. O público atendido pelo Programa são pessoas com trajetória de vida nas ruas e/ou egresso do sistema prisional.

O Programa Caminhos desenvolve ações de articulação e mobilização, visando a inclusão de pessoa em situação de vulnerabilidade social no Município de Belo Horizonte, por meio do acesso ao trabalho, à cultura e à arte. Ele surgiu da necessidade de abrir novas alternativas e de potencializar as já existentes para a promoção da inclusão socioeconômica. Para a efetiva inserção do público-alvo, o Caminhos promove um percurso multidisciplinar, que tem como finalidade o acesso ao mercado de trabalho ou a autonomia para geração de renda. O Caminhos se concretiza pela soma de esforços de seus realizadores, patrocinadores e apoiadores.

“É com muita alegria que concluímos mais uma etapa do Programa e formamos nossa primeira turma no MPT”, comemora a procuradora do Trabalho, Florença Dumont. “Acreditamos, enquanto instituição, que essa é uma causa constitucional. Já no primeiro artigo da nossa Constituição Federal, estabelece-se que a República Federativa do Brasil, tem, entre seus fundamentos, a cidadania, a dignidade da pessoa humana e o valor social do trabalho. E também nossa Lei Maior determina como objetivos fundamentais da nossa República  a  construção de uma sociedade livre, justa e solidária; a erradicação da  pobreza e a redução da desigualdades sociais. E estamos todos aqui hoje, pautados nesses fundamentos e objetivos, para aplaudir os alunos que aceitaram este desafio, com muita coragem, de recomeçar.”

Segundo a desembargadora do Tribunal de Justiça de Minas Gerais e presidente do Núcleo de Voluntariado, Maria Luiza Araújo, “o Programa Caminhos tem um potencial de transformação social imensurável. Ele busca promover a inclusão de pessoas em situação de vulnerabilidade social por meio de ações que promovam a capacidade laborativa dessas pessoas. Após um significativo percurso de desenvolvimento pessoal e profissional, chegou o momento de celebrarmos a finalização desse importante percurso. A dedicação de cada um dos formandos, o empenho e a vontade de aprender e progredir é que possibilitaram a conclusão desse ciclo. O Programa Caminhos é uma pequena janela de oportunidades que se abre, mas, certamente, muitas outras surgirão, para que vocês possam chegar cada vez mais longe em suas vidas.”

“Hoje é um grande dia, para mim e para todos que se formam hoje. Um dia de muita alegria, sentimento de realização e de reconhecimento”, celebrou o aluno e representante de todos os formandos, Carlos Antônio Gomes.  A palavra do momento é ‘gratidão’, por tudo que vem acontecendo para que esse momento pudesse acontecer. Esse momento somente foi possível porque pessoas que acreditaram e continuam acreditando que é possível para as pessoas mais vulneráveis virem a alcançar seus objetivos. Cada um dos formandos traz consigo uma história de persistência e perseverança. Voltar ao mercado de trabalho é resgatar a autoestima, é se sentir importante e, por fim, sentir que nós temos o nosso valor. Todos nós procuramos ser referências para aqueles que virão depois de nós, principalmente aqueles que ainda não encontraram o caminho a ser seguido e veem em nós um exemplo de um novo caminho que pode ser concretizado.”

A presidente do Centro Mineiro de Alianças Intersetoriais (CeMAIS), Marcela Giovanna, destacou que “o CeMAIS acredita na arte de encontrar e que bom que nós nos encontramos. O caminhar juntos se relacionada de forma intrínseca com a rede de parceiros, para que possamos intervir de forma qualificada e promover a cidadania e igualdade social. Destaco o construir ‘com’ e não ‘para’ o público atendido, pois, somente assim, produzimos respostas para eles enquanto sujeitos de direitos e a cada dia nos atualizamos para as demandas futuras.”

Para a chefe de gabinete da Procuradoria Geral do Município de Belo Horizonte, Marisa Resende, “se tivéssemos mais gente cuidando de gente, como esse pequeno grupo presente no evento, o mundo todo seria melhor. Por isso, eu destaco a importância dos caminhos que nos unem, caminhos que trazem bons frutos para aqueles que ali se encontraram. Que os formandos presentes no evento hoje possam ser multiplicadores, mostrando o caminho para outras pessoas.”

“Estamos muito orgulhosos de ver os formandos concretizando essa etapa e de podermos ter feito parte dessa história”, disse a presidente do Instituto de Apoio e Orientação a Pessoas em Situação de Rua (INAPER), Angélica Gomes. Ela explicou, ainda, que “o INAPER nasceu com o desejo de prestar o atendimento digno a pessoas em alto grau de vulnerabilidade e tem como missão o resgate da dignidade, respeito e autonomia dessas pessoas. Todos os nossos programas, formas de atendimento e projetos são voltados para essa missão. Fazemos parte do Caminhos nas etapas de formação e desenvolvimento dos alunos.”

A coordenadora das formações do INAPER, Tailline Ventura, contou sobre o processo de formação dos alunos. “Encerramos esse primeiro semestre do Programa Caminhos. Durante esses seis meses, trabalhamos juntos para que esse Programa acontecesse e que chegássemos até aqui. Esse Programa é feito pela união de várias esferas da sociedade, mas ele existe porque, infelizmente, nós vivemos em um país com imensa desigualdade social e marginalização. Existe um hiato entre aqueles que têm oportunidades e aqueles que não têm. Então, o que nós buscamos junto aos alunos foi promover oportunidades e minimizar essa desigualdade existente em nossa realidade. Ao longo do curso, buscamos desenvolver de forma integral as habilidades desses alunos e trabalhar para o desenvolvimento da pessoa humana. O objetivo é trazer de volta valores como coragem, confiança, dignidade, respeito e, sobretudo, proporcionar novos caminhos para eles.”

Programa Caminhos - O Programa Caminhos é realizado pelo Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG), o Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG), o Ministério Público do Trabalho (MPT), a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) e o Centro Mineiro de Alianças Intersetoriais (CeMAIS), com o patrocínio da ArcelorMittal Brasil, Cemig, AVG Siderurgia, Cedro Mineração, Bemisa e Sindiextra e o apoio do Instituto de Apoio e Orientação a Pessoas em Situação de Rua - INAPER, Associação Mineira do Ministério Público (AMMP), Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis), Nepomuceno Soares Advogados Associados e Dinorá Carla Sociedade Individual de Advocacia.

 

Leia mais:

Integrantes do Programa Caminhos terão formatura no dia 30 de junho no auditório do MPT-MG

Palestra e roda de conversa no MPT-MG com os participantes do Projeto Caminhos esclarece dúvidas sobre os direitos trabalhistas

Programa Caminhos: apadrinhe uma pessoa com trajetória de vida nas ruas e/ou egresso do sistema prisional

Acordo judicial firmado pelo MPT-MG prevê reversão de multa em abertura de postos de trabalho

--

Esta matéria tem cunho informativo. Permitida a reprodução mediante citação da fonte.

Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público do Trabalho em Minas Gerais
Tel. (31) 3304-6291
prt03.ascom@mpt.mp.br
Twitter: @MPT-MG
Youtube: MPT Minas Gerais

Imprimir