Contemplado com destinação de recursos, hospital de Guanhães reforça estrutura para combate à Covid-19

Escrito por .

Repasse de verba foi viabilizado pelo MPT e a Justiça doTrabalho

Governador Valadares - O Hospital Imaculada Conceição de Guanhães (HIC), no Vale do Rio Doce, vai contar até julho com mais 10 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para o tratamento de pacientes suspeitos ou infectados pela Covid-19. A aquisição dos equipamentos é resultado da atuação de diversas entidades, dentre elas o Ministério Público do Trabalho (MPT) e a Justiça do Trabalho, que destinaram R$ 3 milhões à Associação de Caridade Nossa Senhora do Carmo, instituição mantenedora da unidade de saúde. O HIC presta atendimento também pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Além de Guanhães, cinco municípios também foram beneficiados com o repasse de valores, que totalizam R$ 11 milhões. São elas: Acaiaca, Diogo de Vasconcelos, Itabira, Governador Valadares e Ouro Preto - Veja quanto casa entidade/ município recebeu.

"A destinação tem por objetivo oferecer recursos emergenciais para instituições estratégicas nos municípios beneficiados para que possam superar a crise de atendimento médico e evitar o colapso do sistema de saúde pública e o atendimento da população", destacam os procuradores que compõem o Grupo Especializado de Atuação Finalística (Geaf) do MPT, formado pelos procuradores do Trabalho Geraldo Emediato de Souza e Aurélio Agostinho Verdade Vieito.

Outras demandas do HIC também estão sendo atendidas por meio dos recursos viabilizados pelo MPT e a Justiça. Um comitê do hospital, criado para o enfrentamento da COVID-19, identificou que determinados aparelhos frequentemente apresentavam defeitos e precisavam ser trocados

Entre os novos equipamentos adquiridos, estão um coagulômetro, uma centrífuga e um analisador hematológico. Já os leitos da unidade vão passar a contar com bombas de infusão simples e duplas, camas mecânicas e carrinhos de emergência, aumentando a capacidade de atendimento da instituição, segundo o diretor de serviços hospitalares do HIC, Tales de Carvalho.

Tales de Carvalho disse ainda outros equipamentos já estão em processo final de cotação e serão entregues nos próximos dias, o que vai possibilitar melhorias no atendimento à população. "Agradecemos imensamente ao MPT por ter priorizado nossa instituição com este repasse, pois pertencemos a uma região muito carente do estado e dificilmente conseguiríamos estruturar o Hospital sem este recurso",

Com informações da Folha de Guanhães

Número do procedimento no TRT: 0011947-68.2019.5.03.0069

Esta matéria tem cunho informativo. Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público do Trabalho em Minas Gerais
Tel. (31) 3304-6291
prt03.ascom@mpt.mp.br
Twitter: @MPT-MG

Imprimir