TAC assinado perante a PTM-Governador Valadares garante direitos trabalhistas em Autoescola localizada em Guanhães (MG)

Escrito por .

PTM Governador Valadares – Após investigação de denúncia recebida, a Procuradoria do Trabalho em Governador Valadares (PTM-Governador Valadares), constatou que uma Autoescola, localizada em Guanhães (MG), estava mantendo, com jornada superior á acordada, empregados que tiveram a jornada de trabalho reduzida, em virtude da adesão do programa Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda do Governo Federal.

O acordo consistia na redução da carga horaria em 70%, enquanto o empregador arcaria com 30% do salário e o Governo com o restante. No entanto, a empresa exigia que os funcionários trabalhassem 11 horas por dia. Além disso, foram constatadas irregularidades na concessão de férias e pagamento do 13º salario.

Um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) foi assinado perante a PTM-Governador Valadares, por meio do qual o proprietário se comprometeu a respeitar a duração da jornada de seus empregados de 44 horas semanais e 8 horas diárias, remunerando as sobrejornadas com o acréscimo legal de, no mínimo, 50%, facultada a compensação de horários e a redução da jornada, mediante acordo ou convenção coletiva de trabalho e não prorrogar a jornada normal de trabalho, além do limite legal de 2 horas diárias, sem qualquer justificativa legal.

Deverá, também, consignar em registro mecânico, manual ou sistema eletrônico, os horários de entrada, saída e período de repouso efetivamente praticados pelo empregado e conceder férias aos empregados nos 12 meses seguintes ao período aquisitivo.

Referente ao 13º salário, o pagamento deverá ocorrer até o dia 20 de dezembro de cada ano.

Em caso de descumprimento, o valor da multa será de R$ 5 mil a cada constatação.

IC 0000001.2021.03.006/6-92

--

Esta matéria tem cunho informativo. Permitida a reprodução mediante citação da fonte.

Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público do Trabalho em Minas Gerais
Tel. (31) 3279-3000
prt03.ascom@mpt.mp.br
Twitter: @MPT-MG
Youtube: MPT Minas Gerais

Imprimir