• PRTs em Minas

Na lista das piores formas de trabalho infantil no Brasil estão 93 atividades

Nesta semana, o Brasil e outros 186 países renovaram o compromisso de eliminá-las, ratificando a Convenção 182 da OIT

Erradicar o trabalho infantil, com prioridade para as piores formas exploração. Esse é o compromisso proposto pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) aos países membros, por meio da Convenção 182. O documento foi instituído em 2000 e, anualmente, os países-membros são chamados a ratificarem. Nesta semana, pela primeira vez na história da OIT, uma convecção foi unanimemente ratificada. Isso significa que todos os 187 países membros da organização internacional, inclusive o Brasil, se comprometeram a seguir cumprindo metas de erradicação do trabalho infantil.

Continue Lendo

Imprimir

MPT e Judiciário de Minas fazem visita a Campinas para conhecer experiência do caso Shell-Basf

Procuradores e juíza que conduzem o caso de Brumadinho viram de perto os projetos de saúde e pesquisa construídos a partir da reversão de indenizações coletivas

Os procuradores do Trabalho Geraldo Emediato de Souza, Carlos Eduardo Almeida Martins Andrade e a juíza Renata Lopes Vale, da 5ª Vara do Trabalho de Betim, que homologou o acordo entre Ministério Público do Trabalho (MPT) e a Vale S.A no caso Brumadinho, estiveram em Campinas, no interior de São Paulo, para conhecer a experiência do MPT e do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 15ª Região na condução da ação civil pública (ACP-222), conhecida como processo Shell/ Basf. Após condenação, duas empresas fizeram acordo para pagamento do dano moral coletivo de R$ 200 milhões, cujo valor foi destinado a oito entidades de pesquisa e medicina, incluindo a construção do Barco Hospital Papa Francisco para atuação na Amazônia.

Continue Lendo

Imprimir

Belo Horizonte recebe simpósio sobre futuro do trabalho e efeitos da revolução digital

Atividade será realizada no dia 13 de junho e contará com a participação de especialistas em transformações do trabalho no Brasil 

Belo Horizonte irá receber a quinta edição do Simpósio "Futuro do Trabalho: os Efeitos da Revolução Digital na Sociedade - Turma V". A atividade acontece às 9h, do dia 13 de junho, na Procuradoria Regional do Trabalho da 3ª Região (PRT3). Realizado pela Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU), o simpósio contará com a participação de especialistas em transformações do trabalho no Brasil para discutir questões teóricas e práticas sobre os impactos da revolução digital no mundo do trabalho e na sociedade. A atividade é voltada para membros (as) e servidores (as) do MPU e público externo.

Continue Lendo

Imprimir

Lançamento do livro Mar de Lama lembra dor e luta dos atingidos por rompimento de barragem

Etnografia fotográfica tenta retratar vidas suspensas e o desastre em curso

Dor, luta e esperança. Para os organizadores da obra Mar de Lama da Samarco na Bacia do Rio Doce: em busca de respostas, essas palavras simbolizam tanto os episódios de rompimento de barragens no estado quanto o livro, lançado nesta segunda-feira, 25 de março, na Faculdade de Medicina da UFMG. A coletânea de artigos busca analisar e registrar os crimes humano e ambiental ocorridos em Mariana (MG), há 3 anos, e a repetição deles em Brumadinho.

Continue Lendo

Imprimir

Belo Horizonte sedia seminário internacional sobre grandes acidentes de trabalho

O "Seminário Internacional sobre grandes acidentes do trabalho: efetividade da prevenção", será realizado nos dias 25 e 26 de abril, na Escola Superior Dom Hélder Câmara, na rua Álvares Maciel, 628, no bairro Santa Efigênia, em Belo Horizonte. O evento é realizado pelo TRT-MG e pelo TST, e parte de uma iniciativa do Programa Trabalho Seguro da Justiça do Trabalho, em parceria com a Escola Judicial do Tribunal Regional mineiro, e conta com o apoio da Amatra3.

Continue Lendo

Imprimir