MPT orienta atingidos por rompimento de barragem e reforça mobilização por ações coletivas e audiências

Familiares e trabalhadores diretos e terceirizados da Vale S/A têm novo encontro com procuradores do Trabalho em Brumadinho

O Ministério Público do Trabalho (MPT), trabalhadores e familiares de empregados próprios e terceirizados atingidos pelo rompimento da barragem da Vale S/A em Brumadinho voltaram a se reunir em assembleia, na última segunda-feira (20), na Câmara Municipal da cidade. Cerca de 250 pessoas participaram do encontro para alinhamento de informações a respeito da atuação do órgão no caso e direitos já assegurados aos atingidos. A reunião foi transmitida ao vivo pela página do Legislativo local no Facebook e alcançou cerca de 5.200 pessoas, além de provocar aproximadamente 200 respostas de internautas à assembleia, entre reações, comentários e compartilhamentos.

Continue Lendo

Imprimir

Rede Nacional lança campanha contra o trabalho infantil no dia 22

Diversas instituições vão participar de twittaço com a hashtag #infanciasemtrabalho. A ação faz parte da campanha do 12 de junho - Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, realizada pelo FNPETI, MPT e OIT

A campanha do 12 de junho - Dia Mundial contra o Trabalho Infantil será lançada nesta quarta-feira, dia 22 de maio, com um twittaço para chamar a atenção sobre a perversidade e a proibição do trabalho infantil. A hashtag #infanciasemtrabalho será usada por diferentes pessoas e instituições que compõem a Rede Nacional de Combate ao Trabalho Infantil, em um movimento marcado para iniciar às 10h.

Continue Lendo

Imprimir

Vale S/A terá que adotar medidas emergenciais na barragem da Mina de Gongo Soco

Medida cautelar atende pedidos do MPT e visa à proteção de trabalhadores nas atividades de contenção do maciço Sul Superior

A Vale S.A. somente poderá executar atividades de correção de situações de iminente risco na Barragem Sul Superior da Mina de Gongo Soco, em Barão de Cocais, se adotar medidas adequadas de segurança de seus trabalhadores diretos e indiretos. A decisão foi proferida no fim da tarde desta quarta-feira (15) pela juíza Élen Cristina Barbosa Senem, da 2ª Vara do Trabalho de João Monlevade, em uma ação civil pública (ACP) proposta pelo Ministério Público do Trabalho em Minas Gerais (MPT-MG).

Continue Lendo

Imprimir

MPT se reúne na segunda-feira, 20, com trabalhadores e familiares de atingidos em Brumadinho

*Atualizado em 17/05/2019, às 14h57

Na próxima segunda-feira, dia 20, o Ministério Público do Trabalho (MPT) volta a se reunir em assembleia com os trabalhadores e familiares de empregados próprios e terceirizados atingidos pelo rompimento da barragem da Mina Córrego Feijão em Brumadinho. O encontro, que terá transmissão ao vivo, será às 18h30, no auditório da Câmara Municipal da cidade.

Continue Lendo

Imprimir

Oficina reúne profissionais da educação e da rede de proteção para debate sobre trabalho infantil

Belo Horizonte está sediando nesta quinta e sexta-feira (9 e 10 de maio) a Oficina do Projeto Resgate a Infância – Eixo Educação/2019. Promovido pelo Ministério Público do Trabalho em Minas Gerais (MPT-MG), reúne profissionais da educação e integrantes da rede de proteção, promovendo debates sobre aspectos atuais do trabalho infantil, mitos que envolvem o tema e as piores formas de exploração de crianças e adolescentes. Confira a programação completa da oficina.

Continue Lendo

Imprimir