MPT reforça promoção da inclusão de pessoas negras no mercado de trabalho

Publicações nas redes sociais marcam Dia Internacional da Luta Contra a Discriminação Racial, 21 de março

 

Brasília – Nos últimos cinco anos, foram recebidas 896 denúncias pelo Ministério Público do Trabalho por discriminação em razão da origem, raça, cor ou etnia. Para coibir essa violação e reforçar a importância da promoção da inclusão das pessoas negras no mercado de trabalho, o MPT realiza essa semana uma série de publicações nas redes sociais que marcam o Dia Internacional da Luta Contra a Discriminação Racial, 21 de março.

Continue Lendo

Imprimir

MPT convocou Vale S.A para audiência de prestação de contas sobre pagamento de direitos já assegurados

Sindicatos que representam empregados também vão participar

O Ministério Público do Trabalho (MPT) convocou a Vale S.A. a apresentar, nesta quarta-feira, 20, em audiência administrativa, esclarecimentos sobre os critérios que estão sendo adotados pela empresa para fazer cumprir as obrigações previstas na audiência judicial.

"O MPT tem recebido denúncias de vítimas que não receberam os direitos previstos no acordo e quer uma prestação de contas de como está sendo conduzido o cumprimento de cada obrigação", explica o coordenador do Grupo Especial de Atuação Finalística (Geaf), procurador do Trabalho Geraldo Emediato de Souza.

Continue Lendo

Imprimir

Assédio moral no trabalho está mais próximo de se tornar crime

Nos últimos cinco anos, MPT recebeu mais de 29 mil denúncias, ajuizou 817 ações e firmou quase 3 mil termos de ajustamento de conduta sobre o tema

Brasília - Ofender reiteradamente a dignidade de alguém, causando dano ou sofrimento físico ou mental, no exercício de emprego, cargo ou função, é assédio moral no trabalho. De 2012 a 2018, o Ministério Público do Trabalho recebeu um total de 29.179 denúncias, ajuizou 817 ações e firmou 2961 termos de ajustamento de conduta (TACs) somente sobre esse tema.

Continue Lendo

Imprimir

Abertas inscrições para curso "Conselheiros tutelares: importantes atores no combate ao trabalho infantil"

O Ministério Público do Trabalho (MPT) anuncia que estão abertas até 15 de março as inscrições para o curso "Conselheiros tutelares: importantes atores no combate ao trabalho infantil". A iniciativa é da Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Coordinfância), com apoio do Departamento de Desenvolvimento de Pessoas (DGP). Para se inscrever, o interessado deve acessar o site https://ead.mpt.mp.br/ e seguir as orientações, conforme prevê o edital do curso.

Continue Lendo

Imprimir

MPT participa de debates sobre discriminação de gênero e futuro do trabalho da mulher


Apesar da igualdade de gênero ser um dos indicadores brasileiros de ODS, as mulheres ainda ocupam apenas 39,1% dos cargos gerenciais no país

Brasília – Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas é um dos objetivos para o desenvolvimento sustentável (ODS) que constam na Agenda 2030. Para reforçar o combate à discriminação de gênero e a outras violações dos direitos das mulheres no mundo do trabalho, no Brasil, o Ministério Público do Trabalho (MPT) participa de debates durante todo o mês de março.

Apesar da igualdade de gênero ser um dos 17 indicadores brasileiros para os ODS, as mulheres ainda ocupam apenas 39,1% dos cargos gerenciais do país, como indica pesquisa do IBGE de 2016. Os dados da Organização Internacional do Trabalho são ainda piores: só 27,1% das pessoas em cargos diretivos no mundo são mulheres.

Continue Lendo

Imprimir