MPT sedia seminário sobre saúde e segurança no trabalho

Realidade e perspectivas do ambiente de trabalho, segurança e saúde do trabalhador foram temas de palestras

Ética, qualidade nas prestações de serviços de saúde e segurança do trabalho e a promoção de diálogo entre as empresas do setor e os órgãos fiscalizadores foram os principais temas discutidos no I Seminário das Empresas de Saúde e Segurança do Trabalho do Estado de Minas Gerais, promovido pela Associação Mineira das Empresas de SST (Amesst), realizado na última quinta-feira, 20, no auditório do Ministério Público do Trabalho (MPT).

.
.
A procuradora do Trabalho Elaine Nassif falou sobre "Ética na Prestação dos Serviços de Saúde e Segurança do Trabalho (SST)". Representante regional da Coordenadoria Nacional de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho (Codemat), a procuradora enfatizou as iniciativas que veem sendo realizadas no estado em prol da segurança do trabalhador e de toda a sociedade. "Temos o projeto de combate ao uso do amianto e iniciativas em Pedro Leopoldo para atender trabalhadores acometidos de doenças ocupacionais, temos o Fórum Mineiro de Combate aos Agrotóxicos, o Observatório da Saúde do Trabalho em parceria com
.
.
a Fundacentro", observou.

 Durante o evento, houve também a assinatura de Termo de Cooperação Técnica com diversos órgãos, como o Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG), Fundacentro, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-MG), Conselho Regional de Medicina (CRM-MG), Associação Mineira de Medicina do Trabalho (Amimt) e a Amesst, visando estabelecer debates, diagnósticos e estudos para promover a sensibilização a respeito de saúde e segurança do trabalho. "Com a análise de métodos, pretendemos adquirir maior eficiência em procedimentos técnicos, processos judiciais ou procedimentos extrajudiciais com a finalidade de alcançar maior resolutividade dos problemas relacionados aos serviços de saúde e segurança no trabalho e sua gestão", explica Elaine Nassif.

Em 2018, as Normas Regulamentadoras (NRs) - orientações trabalhistas sobre procedimentos obrigatórios relativas à segurança e saúde do trabalhador - completam 40 anos. Nessa perspectiva, os assuntos debatidos durante o evento foram relevantes também para estabelecer diálogo entre os setores públicos e privados de fiscalização e de proteção ao trabalhador na busca pela efetiva redução de acidentes de trabalho, conforme destacou Alexandre Soares, vice-presidente da Amesst.

Leia também:

Gastos com acidentes e doenças do trabalho chegam a R$ 67 bi em 6 anos, aponta Observatório
Fórum Mineiro de Combate aos Agrotóxicos é lançado em Belo Horizonte
Exposição ao amianto ainda é realidade na fábrica da Precon em Pedro Leopoldo

Imprimir