Mortalidade no trabalho cresce em 2022 e acidentes notificados ao SUS batem recorde

Em 2022, com 612,9 mil acidentes e 2.538 óbitos registrados para pessoas com carteira assinada, a mortalidade no mercado de trabalho formal voltou a apresentar a maior taxa dos últimos dez anos: 7 notificações a cada 100 mil vínculos empregatícios, em média. Os acidentes de trabalho registrados no Sistema Único de Saúde (SUS) já atingem recorde histórico de 392 mil notificações, um aumento de 22% em relação ao ano anterior

BrasíliaDe 2012 a 2022, foram comunicados 6,7 milhões acidentes de trabalho e 25,5 mil mortes no emprego com carteira assinada, segundo os dados atualizados do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, desenvolvido no âmbito da Iniciativa SmartLab de Trabalho Decente, coordenada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) e pelo Escritório da Organização Internacional do Trabalho (OIT) para o Brasil. As informações se baseiam em comunicações de acidentes de trabalho (CAT) ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Continue Lendo

Imprimir

Você não pode deixar de conhecer “Trabalho Ilustrado”

“Uma brincadeira de dizer verdades” sobre o mundo do trabalho”

Você pode ler gratuitamente a versão eletrônica do livro Trabalho Ilustrado – Uma crítica bem-humorada às empresas contemporâneas, que tem por objetivo "colocar no centro de suas análises e reflexões o(a) trabalhador(a) em ação e as variáveis que influenciam sua condição de saúde". O livro foi produzido com destinação de verba feita pelo Ministério Público do Trabalho em Minas Gerais (MPT-MG). A versão eletrônica está disponível no Blog Ergonomia da Atividade, um espaço de debate alimentado por pesquisadores do campo. 

Continue Lendo

Imprimir

Assinatura do contrato de concessão da CBTU não impede a continuidade do diálogo sobre a situação de trabalhadores

Belo Horizonte (MG) – A empresa Comporte Participações emitiu comunicado informando que, nesta quinta-feira, 23, o contrato de compra e venda do Metrô de Belo Horizonte foi assinado. Na sequência, foi assinada pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra), a concessão do metrô da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), que dependia da assinatura do contrato de compra e venda junto ao Governo Federal.

Continue Lendo

Imprimir

Quando a liberdade sindical é violada

Condutas antissindicais são objeto de diversas denúncias no MPT e foram assuntos de seminário realizado hoje (23/3) no MPT em BH.

Belo Horizonte (MG) – Condutas Antissindicais e a 4ª Revolução Industrial foram assuntos de um Seminário realizado nesta quinta-feira, 23, em parceria entre o Ministério Público do Trabalho (MPT) em Minas Gerais e a União Geral do Trabalhadores (UGT), com o objetivo de dar visibilidade, em especial, às dificuldades enfrentadas pelas categorias profissionais para o pleno exercício do direito à liberdade sindical.

Continue Lendo

Imprimir

Frigoríficos Serradão e Frigobet são condenados por prática de assédio eleitoral em ação civil pública do MPT

Sentença do TRT-MG confirma decisão liminar concedida em outubro de 2022 e fixa multa por dano moral no valor de R$ 1 milhão

"Abster de obrigar, induzir ou pressionar trabalhadores a realizarem manifestação política em favor ou desfavor a qualquer candidato ou partido político". Essa é uma das condenações impostas aos Frigoríficos Frigobet Industrial Betim Ltda e Serradão Ltda, ambos réus em ação civil pública (ACP) de autoria do Ministério Público do Trabalho em Minas Gerais (MPT-MG). A sentença confirma condenações já impostas liminarmente aos empregadores em outubro de 2022.

Continue Lendo

Imprimir