Divulgado resultado do Prêmio MPT na Escola Etapa Minas Gerais

Alunos de escolas públicas de 14 municípios de Minas Gerais são os vencedores do Prêmio MPT na Escola/2018 na Etapa Regional. Ao todo, 36 estudantes foram contemplados nos três primeiros lugares em seis categorias de trabalhos artísticos - Conto, Curta-metragem, Desenho, Esquete teatral, música e poesia. Confira aqui os vencedores. O Ministério Público do Trabalho (MPT) definiu o resultado do concurso nessa quarta-feira (17) e vai realizar a solenidade de premiação em 14 de novembro, às 13h, em Belo Horizonte. O evento será na sede do MPT. 

.
.
A edição 2018 do concurso premiou duas faixas/ anos escolares do Ensino Fundamental I e II, com estudantes que cursam 4º e 5º anos, que competiram entre si, e aqueles do 6º e 7º anos, que também concorreram entre si. Os 12 primeiros lugares foram para as cidades de Betim (Poesia e Desenho), Ibirité (Música), Mutum (Esquete Teatral), Patrocínio (Conto), Santa Bárbara (Música), Taiobeiras (Esquete Teatral, Curta-metragem e Conto) e Três Marias (Desenho).

O prêmio faz parte de uma das fases do Projeto Resgate a Infância - Eixo Educação e tem o objetivo de "conscientizar e sensibilizar a sociedade, especialmente no território escolar, dos malefícios do trabalho precoce que ainda vítima tantas crianças e adolescentes no nosso país", segundo ressaltou a procuradora do Trabalho e coordenadora regional da Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Coordinfância), Luciana Marques Coutinho.

Em Minas, o Prêmio MPT na Escola contou com mais de 150 trabalhos inscritos e que foram produzidos por 32 municípios de diversas regiões do estado. Os alunos que alcançaram os primeiros lugares em cada modalidade, nas duas faixas de premiação, vão concorrer na etapa nacional do prêmio, cuja premiação já tem data e local marcados: 28 de novembro, em Brasília.

Conforme indica o regulamento do concurso, as produções artísticas produzidas e enviadas ao MPT deveriam abordar os temas relacionados ao trabalho infantil e à profissionalização do adolescente. Uma comissão formada por membros e servidores avaliou os trabalhos.

Trabalho em conjunto

No âmbito do projeto Resgate a Infância, graças a uma parceria com Secretarias Municipais de Educação, foi possível desenvolver capacitações de professores, técnicos em educação, orientadores pedagógicos e integrantes da rede de Proteção de Crianças e Adolescente, que receberam material produzido pelo MPT a respeito do combate ao trabalho infantil.

Neste ano, segundo a procuradora Luciana Coutinho, mais de 65 municípios já participaram das oficinas de capacitação ministradas pelo MPT que aconteceram em Belo Horizonte, Ipatinga, Teofilo Otoni, Andradas, Divinópolis, entre outros. "Os profissionais capacitados atuam como multiplicadores do conhecimento para o tema seja debatido na comunidade escolar e também em sala de aula com os estudantes", frisou a procuradora.

Imprimir