Belo Horizonte recebe seminário internacional sobre acidente de trabalho

Belo Horizonte vai sediar, em 25 e 26 de abril, o Seminário Internacional sobre Grandes Acidentes de Trabalho: efetividade da prevenção. A iniciativa é uma das ações de sensibilização, em Minas Gerais, neste mês dedicado à importância da proteção à saúde e à segurança dos trabalhadores, o Abril Verde. Assista ao vivo à transmissão do evento.

Especialistas e membros do Judiciário e MP oferecerão suas contribuições às discussões sobre o enfrentamento do tema. Representando as cortes superiores, estarão presentes os presidentes do Supremo Tribunal Federal, ministro Dias Toffoli, e do Tribunal Superior do Trabalho, ministro João Batista Brito Pereira, o procurador-geral do Trabalho, Ronaldo Curado Fleury e o diretor da OIT no Brasil, Martin Hahn.

Em duas conferências serão abordados os riscos dos grandes acidentes, prevenção e aspectos sobre direto ambiental do trabalho no Brasil. Dois painéis vão reunir especialistas da área do direito, da auditoria fiscal do Trabalho e da saúde física e mental.

A regional do Ministério Público do Trabalho em Minas Gerais (MPT-MG) vai oferecer contribuições aos debates durante o painel sobre "Repercussões dos grandes acidentes", no dia 26, quando a procuradora-chefe, Adriana Augusta de Souza, vai apresentar exposição sobre a "atuação judicial e extrajudicial do MPT na prevenção e na tutela coletiva da saúde e da segurança dos trabalhadores".

A conferência de abertura, no dia 25 de abril, às 18h30, será proferida pelo professor doutor em sociologia do trabalho e das organizações da Universidade Nova de Lisboa João Paulo de Sousa Areosa, que vai falar sobre como construir prevenção para conter riscos de grandes acidentes.

O seminário será encerrado com a construção da Carta de Belo Horizonte sobre prevenção de acidentes do trabalho, que será amplamente divulgada após o evento. Confira a programação completa.

O seminário será realizado no Auditório da Escola Superior Dom Hélder Câmara (Rua Álvares Maciel, 628 - Santa Efigênia – Belo Horizonte).

Serviço:

O que: "Seminário Internacional sobre grandes acidentes do trabalho: efetividade da prevenção"
Quando: 25 e 26 de abril
Onde Escola Superior Dom Hélder Câmara, na rua Álvares Maciel, 628, Santa Efigênia, BH.

Imprimir