Campanha por segurança no trabalho movimentou Juiz de Fora no mês de abril

Abril Verde: Gerir riscos, prevenir acidentes, promover saúde no trabalho foi o alerta dado pela Campanha Abril Verde 2019. A campanha é desenvolvida, anualmente, pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), diversos órgãos públicos e entidades sindicais, ao longo do mês de abril. As ações marcam, no mundo inteiro, a passagem do dia 28 de Abril, Dia Mundial em Memória as Vítimas de Doenças e Acidentes relacionados com o trabalho.

 Em Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira, a Procuradoria do Trabalho no Município (PTM) deu ênfase ao assunto por diversos canais de comunicação. "A destinação de verbas de indenizações devidas por empresas investigadas, nos possibilitou a ampliação da campanha, neste ano, tanto para sensibilizar outros órgãos e entidades, como também para alcançar diretamente o cidadão", explica o procurador que coordenou as ações, Hudson Guimarães.

Debate público por meio de seminário, distribuição de revistas e folders informativos e veiculação de campanha educativa em ônibus foram algumas das ações empreendidas na cidade. Durante o seminário, realizado no dia 25 de abril, além da apresentação da campanha com número que revelam o cenário de adoecimento no Brasil, também foram destacadas a importância da notificação de acidentes e de adoecimento provocados por movimentos repetitivos (Ler/dort). Mais de 3 mil folders e revistas foram distribuídas para sindicatos e órgãos parceiros na promoção da saúde e segurança de trabalhadores.

As ações da campanha foram custeadas por empresas investigadas pelo MPT por descumprimento da legislação trabalhista. A Gráfica Esdeva produziu 11 mil folders e 11 mil gibis sobre o tema. A Companhia de Saneamento Municipal de Juiz de Fora (Cesama) arcou com os custos da realização das palestras, iluminação do Moro do Cristo, veiculação da campanha em quatro linhas de ônibus que circulam por Juiz de Fora e uma ação de rua, com abordagem direta da população, quando foram distribuídos 500 folders da campanha.

O Condomínio Residencial Arcádia pagou os custos de veiculação da campanha em outras 11 linhas de ônibus, e com a produção de peças gráficas para o Seminário "Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças Relacionados ao Trabalho." A Prefeitura Municipal de Juiz de Fora também apoiou a campanha, iluminando sua fachada na cor verde.

 

"Esperamos que o entendimento de que a prevenção é a maior aliada de trabalhadores, empregadores e de toda a sociedade tenha se

fortalecido, ao logo do mês de abril de 2019, aqui em Juiz de Fora", avalia Hudson Guimarães.

Siga-nos no Twitter @MPTMG e saiba mais sobre a atuação do MPT

Número dos procedimentos: 

  • 000843.2017.03.002/5
  • 000090.2007.03.002/4 
  • 000192.2009.03.002/0    

 

Imprimir