Aprendizagem Profissional: o que é, como funciona, quais os resultados

Conheça, apoie. Participe das atividades da Semana das Aprendizagem em BH

A Semana Nacional de Aprendizagem vai movimentar o Brasil, no período de 19 a 23 de agosto. Diversas atividades e eventos em todo o país serão dedicados a dar visibilidade ao combate ao trabalho infantil e a promover a ampliação do número de contratações de adolescentes e jovens com idades entre 14 e 24 anos como aprendizes profissionais.

"A Semana Nacional de Aprendizagem é um esforço das instituições que compõem o sistema de garantia de direitos trabalhistas para orientar, conscientizar e sensibilizar empregadores, entidades formadoras, órgãos públicos e privados dedicados a proteção dos direitos da crianças e dos adolescentes e sociedade em geral sobre a importância desta política pública social para combater o trabalho infantil, reduzir a desigualdade social e aperfeiçoamento do mercado do trabalho brasileiro", enfatiza a Coordenadora Regional da Coordinfância em Minas Gerais, procuradora do Trabalho Luciana Coutinho.

Belo Horizonte vai sediar, no dia 23 de agosto, o seminário Aprendizagem Profissional: direito fundamental de adolescentes e jovens à profissionalização. Ao longo de dois painéis, a aprendizagem profissional será abordada em duas perspectivas: "legislação, jurisprudência e prática" e "responsabilidade e compromisso social". Os assuntos serão objeto de exposições feitas por juízes e procuradores do trabalho, auditores fiscais e outros especialistas. A expectativa é orientar, sensibilizar e engajar o público para o compromisso de promover a aprendizagem profissional. Saiba mais

Também no dia 23, será lançado o Programa Descubra, que é resultado de uma grande articulação interinstitucional, integrada por diversos órgãos públicos e da sociedade civil para fomentar a ampliação de programas de aprendizagem e qualificação profissional para adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social, especialmente egressos de medidas socioeducativas, em situação de acolhimento institucional ou resgatados de situação de trabalho infantil, com idades entre 14 e 21 anos. Saiba mais

"Estão previstos ainda um dia especial dedicado à conciliação na Justiça do Trabalho em ações judiciais que tratam da aprendizagem profissional, reuniões setoriais com o segmentos econômicos específicos e reunião para tratar da implementação da aprendizagem profissional no desporto", informa Luciana Coutinho.

A Semana da Aprendizagem em BH é uma realização conjunta do Tribunal Regional do Trabalho de Minas Gerais (TRT-MG), do Ministério Público do Trabalho (MPT-MG), por meio da Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Coordinfância) e da Superintendência Regional do Trabalho em Minas Gerais (SRT-MG) e do Fórum de Erradicação e Combate ao Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador (Fectipa-MG)

Serviço:

Lançamento do Programa Descubra
Quando: 23 de agosto
Horário: 9 horas
Onde: Local: Auditório Máximo da Faculdade de Direito da UFMG - Av. João Pinheiro, n.º 100
Inscreva-se

Seminário Aprendizagem Profissional: direito fundamental de adolescentes e jovens à profissionalização
Quando: 23 de agosto
Horário: 13h30 às 18h
Onde: Local: Auditório da Congregação - Faculdade de Direito da UFMG - Av. João Pinheiro, n.º 100
Inscreva-se

 

.
.

 

 

Siga-nos no Twitter @MPTMG e saiba mais sobre a atuação do MPT

Imprimir