Direito e economia serão assuntos de congresso em BH

Uma realização da UFMG em parceira com o MPT, TRT3, OAB e Auditoria Cidadã

Belo Horizonte vai sediar o I Congresso Internacional Interdisciplinar "Direito e Economia", de 4 a 6 de setembro. Conceitos como constituição econômica, democracia e direitos humanos, desenvolvimento e endividamento público, formam o escopo temático do evento, que também discute os principais impactos socioeconômicos da financeirização da economia e do endividamento público, com atenção especial para a atual conjuntura de desindustrialização e desemprego. Especialistas do Brasil, Inglaterra, Itália, Equador, Qatar, Colômbia, Argentina serão expositores nos seis painéis que compõem o congresso.

congresso
congresso
O tema crises econômicas suas causas e prospecções será abordado na conferência de abertura, pelo economista inglês, Michael Roberts. No dia 6, a procuradora-chefe do MPT em Minas, Adriana Augusta Souza, será uma das quatro expositoras em um painel sobre desenvolvimento econômico e meio-ambiente, com enfoque na "exploração predatória da natureza e desastres ambientais", durante o qual vai relatar a experiência do MPT no enfrentamento de graves acidentes, como o caso Vale Brumadinho.

Além dos painéis temáticos, a apresentação de trabalhos científicos pretendem jogar luz sobre o fenômeno da financeirização da economia, bem como nas políticas públicas de proteção social, frente ao direito fundamental dos cidadãos e dos países não desenvolvidos, especialmente o Brasil.

O evento, que realizado no auditório Máximo da UFMG, está com inscrições abertas.

Imprimir