Repórter Brasil mapeia ações de combate ao trabalho escravo

O site da Repórter Brasil acaba de lançar uma base de dados ilustrada com infográficos que apresentam um detalhado raio x do combate ao trabalho escravo no Brasil, nos últimos 19 anos. Os dados, compilados da "lista suja" do MTE, apontam que 47.031 pessoas foram libertadas de condições análogas à de escravo no país, durante operações conjuntas feitas pelo Ministério Público do Trabalho, Ministério do Trabalho e Emprego, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal.

O volume e a localização dos resgates podem ser conferido ano a ano, em mapas do Brasil ilustrados com círculos vermelhos proporcionais ao número de pessoas resgatadas.

Também pode ser visualizada uma lista contendo o nome do empregador flagrado sujeitando pessoas a trabalho análogo à escravidão, o nome de seu estabelecimento/fazenda, o município e o número de pessoas encontradas em tal situação. Clicando na segunda aba, "Libertações por unidade da federação (UFs)", pode-se obter essa relação de empregadores por estado. Ao clicar em um determinado estado, o quadro abaixo apresenta apenas os empregadores flagrados no ano escolhido.

O número de trabalhadores libertados por estado, por município e por ano, podem ser visualizados tanto em mapa como em gráfico.

A Repórter Brasil é uma organização não-governamental (ONG), fundada em 2001 por jornalistas, cientistas sociais e educadores com o objetivo de fomentar a reflexão e ação sobre a violação aos direitos fundamentais dos povos e trabalhadores no Brasil. Os produtos jornalísticos da Repórter Brasil focam, principalmente, no trabalho escravo no Brasil.

Imprimir