MPT na Escola 2022: MPT-MG inicia a distribuição dos kits educacionais

Em Minas Gerais, 31 municípios aderiram ao projeto da Coordinfância MPT

Belo Horizonte (MG) – Secretarias de Educação dos 31 municípios mineiros que aderiam ao Projeto MPT na Escola 2022 já podem retirar, na sede do Ministério Público do Trabalho (MPT), em Belo Horizonte, kits com materiais pedagógicos para abordar os temas Combate ao Trabalho Infantil e promoção da Aprendizagem Profissional em sala de aula. A entrega foi iniciada nesta terça-feira, 17/5.

 “Revistas, cartilhas, cartazes e tabuleiros de jogos compõem os kits pedagógicos. Eles trazem informações sobre os temas e orientações específicas para professores conduzirem os debates em sala de aula e orientar a produção de trabalho artísticos sobre o tema, que poderão disputar a etapa regional do Prêmio MPT na Escola em agosto deste ano”, relata o procurador do Trabalho Wagner Amaral, coordenador do projeto em Minas Gerais.

O endereço para retirada dos kits é Rua Bernardo Guimarães, 1615, Bairro Funcionários, Belo Horizonte, no horário das 9h às 16 horas. A retirada é feita no andar térreo, Setor de Protocolo. Em caso de dúvidas, municípios podem enviar mensagens para o e-mail do projeto, informado a todos no ato da inscrição. 

Saiba mais sobre o MPT na Escola – é um projeto que o MPT desenvolve anualmente no Brasil inteiro, com o objetivo de fomentar conhecimento e debate sobre os temas Combate ao Trabalho Infantil e promoção da Aprendizagem Profissional em salas de aulas. A ideia é que professores, alunos e familiares sejam multiplicadores de informações sobre os temas, ajudem a desconstituir mitos que envolvem esses assuntos e sejam pontos de resistência, contribuindo assim para a prevenção dessas formas de exploração.

O projeto é iniciado em fevereiro com a abertura de inscrições para municípios. Em geral as localidades com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e pouco investimento nessas áreas são convidadas a participar.  Em março, o MPT realiza uma capacitação para profissionais que vão replicar os conteúdos nas escolas. De março a agosto, as escolas promovem estudos, debates e a etapa municipal do projeto, que poderá incluir premiação para os alunos vencedores. Os trabalhos vencedores na etapa municipal podem ser inscritos para a etapa regional do Prêmio MPT na Escola. Os vencedores são premiados em solenidade na sede do MPT em Belo Horizonte. O projeto é concluído com a etapa nacional do concurso, onde os vencedores nas etapas estaduais disputam premiação nacional, em outubro. Em 2021, quatro alunos de escolas mineiras disputaram e foram vencedores na etapa nacional do prêmio, nas categorias Poesia, Conto e Música.

Leia mais sobre o Projeto MPT na Escola em Minas

Kit Promoção da Aprendizagem Profissional

Kit Combate ao Trabalho Infantil

 

Veja abaixo a lista de municípios participantes do projeto em 2022:

 

AIMORÉS 

ANDRADAS 

BARBACENA

BELO HORIZONTE

CATAS ALTAS

CONGONHAS

CONSELHEIRO LAFAIETE

CONTAGEM

DIAMANTINA

ESMERALDAS

ITABIRITO

ITAVERAVA

JANAÚBA

MARIANA

MONTES CLAROS

MURIAÉ

NINHEIRA

NOVA LIMA

OURO BRANCO

PARÁ DE MINAS

PATOS DE MINAS

PIRANGA

PRATA

RIBEIRÃO DAS NEVES

SANTA BÁRBARA

SÃO BRÁS DO SUACUÍ

SERRO

TAIOBEIRAS

UNAÍ

BETIM

UBERLÂNDIA

 

--

Esta matéria tem cunho informativo. Permitida a reprodução mediante citação da fonte.

Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público do Trabalho em Minas Gerais
Tel. (31) 3304-6291
prt03.ascom@mpt.mp.br
Twitter: @MPT-MG
Youtube: MPT Minas Gerais

 

Imprimir