Audiência pública no MPT-MG vai colocar em debate condições de trabalho na cadeia produtiva de cigarro de palha

Belo Horizonte (MG) – O Ministério Publico do Trabalho (MPT) vai promover audiência pública para colocar em debate o Projeto “Cadeia Produtiva de Cigarro de Palha”, no dia 24 de junho de 2022, de 09:30 às 12:00 horas, na Rua Bernardo Guimarães, nº 1.615, Bairro Funcionários, Belo Horizonte/MG. A participação é ampla e irrestrita como descrita no edital.

O objetivo da audiência é debater as condições de trabalho na fabricação artesanal de cigarros de palha, em especial das fazendeiras/enroladeiras, e apresentar os resultados das diligências realizadas (Inspeção in loco das fazendeiras, audiência coletiva com os distribuidores e reuniões com o colegiado do Grupo de Altos Estudos do Trabalho (GAET) onde foram discutidas algumas propostas).

Saiba mais - Em outubro de 2021, foram resgatadas 116 pessoas que trabalhavam na colheita de palha para cigarros da empresa Souza Paiol, em situação análoga a escravidão. O resgate foi em uma fazenda em Água Fria de Goiás (GO), e houve fiscalizações em diferentes setores da economia, como a extração da carnaúba, plantações de café e cana de açúcar, garimpos, carvoarias e pedreiras, construção civil e oficinas de costura.

-- 

Esta matéria tem cunho informativo. Permitida a reprodução mediante citação da fonte.

Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público do Trabalho em Minas Gerais
Tel. (31) 3304-6291
prt03.ascom@mpt.mp.br
Twitter: @MPT-MG
Youtube: MPT Minas Gerais

 

Imprimir