Integrantes do Programa Caminhos terão formatura no dia 30 de junho no auditório do MPT-MG

O Programa, que resulta de parceria intersetorial, fomenta a inclusão profissional e social para pessoas em situação de vulnerabilidade

Belo Horizonte (MG) – No dia 30 de junho de 2022, será realizada a celebração de conclusão das formações da 1ª turma do Programa Caminhos, de inclusão e desenvolvimento humano e profissional para pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica, desenvolvido em Belo Horizonte. O Programa é resultado de uma parceria intersetorial formada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG), Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG), Prefeitura de Belo Horizonte, CeMAIS e iniciativa privada.

"Elegemos como norteadores dessa iniciativa intersetorial, que é Programa Caminhos, três objetivos sustentáveis da ONU: erradicação da pobreza; redução das desigualdades; paz, justiça e instituições eficazes", relata a procuradora Florença Dumont, que representa o MPT-MG na cooperação. Outro aspecto importante do Programa são três os pilares de atuação, explica Florença, além da intersetorialidade que potencializa o programa em diversas direções, elegemos a multidisciplinaridade, cultura e arte. "Dessa forma, os alunos puderam experimentar diversas possibilidades em oficinas, palestras e outras iniciativas proporcionadas ao longo desse percurso."

A individualização também é marca forte nas ações do Caminhos. Além de acompanhamento psicológico e pedagógico, os alunos tiveram acesso a mentorias para ajuda-los no processo de descoberta de habilidades e competências e construção de um projeto de vida individual. Após a formação, o programa promove a inclusão desses alunos no Banco de Oportunidades Caminhos, que busca "oportunidade de inserção dos ex-alunos no mercado de trabalho, por meio de parcerias com empresas e diversas organizações".

A cerimônia de formação dos alunos do Programa Caminhos será realizada no auditório do Ministério Público do Trabalho (MPT-MG), no dia 30 de junho, às 10 horas.

O Programa Caminhos é realizado pelo Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG), o Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG), o Ministério Público do Trabalho (MPT), a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) e o Centro Mineiro de Alianças Intersetoriais (CeMAIS), com o patrocínio da ArcelorMittal Brasil, Cemig, AVG Siderurgia, Cedro Mineração, Bemisa e Sindiextra e o apoio do Instituto de Apoio e Orientação a Pessoas em Situação de Rua - INAPER, Associação Mineira do Ministério Público (AMMP), Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis), Nepomuceno Soares Advogados Associados e Dinorá Carla Sociedade Individual de Advocacia.

 

 

--

Esta matéria tem cunho informativo. Permitida a reprodução mediante citação da fonte.

Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público do Trabalho em Minas Gerais
Tel. (31) 3304-6291
prt03.ascom@mpt.mp.br
Twitter: @MPT-MG
Youtube: MPT Minas Gerais

Imprimir