Em audiência hoje no MPT-MG, foi formulada proposta de acordo entre rodoviários e empregadores

A propôs inclui os 8% de recomposição pleiteados pela categoria profissional

Belo Horizonte (MG) - O Ministério Público do Trabalho em Minas Gerais (MPT-MG) promoveu audiência na manhã desta segunda-feira, 16, com objetivo de mediar uma proposta de acordo entre representantes de empregadores e empregados do setor de transporte coletivo urbano de Belo Horizonte. A audiência teve início às 10 horas e foi encerrada cerca de 2 horas depois com uma proposta de acordo que será submetida à categoria profissional e assembleia.

A audiência foi presidida pela procuradora do Trabalho Maria Helena da Silva Guthier e contou com a participação de representante dos sindicatos dos Trabalhadores nas Empresas de Transporte de Passageiros Urbano, Semi-Urbano, Metropolitano, Rodoviário, Intermunicipal, Interestadual, Internacional, Fretamento, Turismo e Escolar de BH e Região Metropolitana (STTRBH) e das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo (SETRABH). O Presidente da Associação dos Usuários de Transporte Coletivo da Grande BH (AUCT) participou como ouvinte.

A proposta que o STTRBH vai submeter à categoria profissional em assembleia inclui "pagamento até o 5º dia útil de abril do reajuste de 8,2% sobre os salários de setembro de 2022 e dos retroativos à data base de 1º de outubro de 2022, bem como de incidência do ticket nas férias a partir de 1º de janeiro de 2023, em simetria ao reajuste da CCT já previsto ao sistema metropolitano". "O SETRA levará à assembleia contraproposta do STTRBH de pagamento até o 5º dia útil de fevereiro e a proposta da Procuradora oficiante de adiantamento de parte dos valores devidos em fevereiro", são as previsões registradas na ata da audiência.

A proposta será submetida aos trabalhadores nos dias 17 e 18. Nova audiência ficou agendada para o dia 19 de janeiro, às 14 horas.

A procuradora do Trabalho Maria Helena Guthier pediu a categoria profissional que avalie a possibilidade de suspender o movimento grevista enquanto as negociações estão em andamento.


Procedimento número: NF-4535/2022

 

--

Esta matéria tem cunho informativo. Permitida a reprodução mediante citação da fonte.

Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público do Trabalho em Minas Gerais
Tel. (31) 3279-3000
prt03.ascom@mpt.mp.br
Twitter: @MPT-MG
Youtube: MPT Minas Gerais

Imprimir