Você não pode deixar de conhecer “Trabalho Ilustrado”

“Uma brincadeira de dizer verdades” sobre o mundo do trabalho”

Você pode ler gratuitamente a versão eletrônica do livro Trabalho Ilustrado – Uma crítica bem-humorada às empresas contemporâneas, que tem por objetivo "colocar no centro de suas análises e reflexões o(a) trabalhador(a) em ação e as variáveis que influenciam sua condição de saúde". O livro foi produzido com destinação de verba feita pelo Ministério Público do Trabalho em Minas Gerais (MPT-MG). A versão eletrônica está disponível no Blog Ergonomia da Atividade, um espaço de debate alimentado por pesquisadores do campo. 


 Usando linguagem didática e acessível, em seus 15 capítulos, o livro coloca, também, sob a lente do humor velhos conflitos do mundo do trabalho que seguem atuais como Capital x Trabalho; Interação homem-máquina; saúde do trabalhador, questões de gênero no trabalho, tarefa x atividade. Em sua "Não Conclusão" os autores declaram que a grande motivação da obra "é apresentar conceitos e fundamentos da atividade laboral humana de maneira mais popular, por meio de situações normalmente caricaturais, embora reais". "É uma forma de costurar o explicito com o implícito, o formal com o informal, o dito com o não dito, colocando em exposição algumas questões complexas do trabalho".

"A destinação de verba oriunda de processo em que o MPT é parte para financiar a publicação deste livro teve como finalidade difundir as questões relativas ao meio ambiente de trabalho em linguagem mais acessível para as pessoas que não são especializadas na matéria, especialmente por meio do humor, o que torna a leitura agradável e divertida", destaca a procuradora do Trabalho Maria do Carmo de Araújo. 

A procuradora enfatiza ainda que "a abordagem do tema é importante pelos elevadíssimos números de acidentes de trabalho e doenças profissionais em nosso país. Mas os méritos do projeto pertencem apenas aos autores dessa obra coletiva, especialmente ao professor Raoni Rocha, sendo a participação do MPT restrita ao custeio do projeto, por entendê-lo bastante relevante".

Resultado de um "coletivo de trabalho e um trabalho coletivo" de pesquisadores e alunos da Universidade Federal de Itajubá (Unifei) o livro Trabalho Ilustrado – Uma crítica bem-humorada às empresas contemporâneas é organizado pelo doutor em Ciências Cognitivas e Ergonomia pela Universidade Bordeaux na França, Raoni Rocha, com charges ilustrativas roteirizadas por Raoni Rocha e alunos do Curso de Engenharia e Segurança da Universidade Federal de Itajubá e executadas por Thomas Dorigoni. 

 

--

Esta matéria tem cunho informativo. Permitida a reprodução mediante citação da fonte.

Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público do Trabalho em Minas Gerais
Tel. (31) 3279-3000
prt03.ascom@mpt.mp.br
Twitter: @MPT-MG
Youtube: MPT Minas Gerais

Imprimir