• PRTs em Minas
  • PRT Belo Horizonte
  • Impactos da inteligência artificial, o futuro do trabalho, os 30 anos da Lei Orgânica do MPT são alguns temas que você pode conferir na edição nº 13 da Revista Labor

Impactos da inteligência artificial, o futuro do trabalho, os 30 anos da Lei Orgânica do MPT são alguns temas que você pode conferir na edição nº 13 da Revista Labor

Belo Horizonte (MG)- A revista Labor também traz temas que apontam para o futuro do trabalho como a reportagem sobre a semana de quatro dias, tema amplamente debatido neste ano e que reacende o debate sobre produtividade e redução da jornada no Brasil, e artigo sobre os impactos da inteligência artificial no mercado de trabalho. A atividade finalística do MPT é retratada em reportagens sobre más condições de trabalho no Centro de Atenção Integrada à Saúde (Cais) Vila Nova, em Goiânia, inspeção em barragens no Pará. A revista Labor é produzida por jornalistas que atuam nas Assessorias de Comunicação do MPT em todo Brasil e editada pela PGT.

A matéria de capa destaca o resgate de 200 safristas que trabalhavam em condições análogas à escravidão nos vinhedos da Serra Gaúcha. O texto traça o perfil das vítimas, todas originárias da Bahia, e oferece um balanço detalhado da atuação do Ministério Público do Trabalho (MPT) no caso. Além disso, revela como o projeto "Vida Pós-Resgate", desenvolvido pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), está contribuindo para a reinserção profissional desses trabalhadores.

Um dos destaques desta edição é a reportagem que conta como a promulgação da Lei Complementar 75/93 revolucionou a Justiça brasileira, especialmente no que diz respeito à defesa dos direitos trabalhistas. Essa matéria assinada pela jornalista Lília Gomes de Menezes, assessora de comunicação no MPT-MG. Antes dessa lei, a busca por melhorias no ambiente de trabalho era uma jornada árdua, muitas vezes restrita à atuação de sindicatos ou à difícil tarefa de ir à Justiça sozinho. Com a estruturação do Ministério Público da União (MPU) e o advento das ações coletivas na Justiça do Trabalho e nas demais esferas da Justiça, esse cenário mudou radicalmente.

Agora, o MPU atua em todas as esferas da Justiça, fiscalizando e agindo em prol dos direitos sociais e individuais. A relação entre o MPT e os trabalhadores também evoluiu, com a proximidade do órgão com a realidade dos trabalhadores e a criação de canais de escuta para denúncias. Além disso, o MPT expandiu sua atuação para além da intervenção, promovendo políticas públicas e prevenindo violações, especialmente focadas na proteção de crianças, adolescentes e no combate ao trabalho escravo. Essa evolução reflete não apenas uma mudança na estrutura da Justiça, mas também um compromisso renovado com a proteção dos direitos humanos e trabalhistas.

A revista Labor está disponível pode ser acessada por este link. Não perca a oportunidade de se informar sobre questões trabalhistas essenciais para a sociedade brasileira.

 

--

Esta matéria tem cunho informativo. Permitida a reprodução mediante citação da fonte.

Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público do Trabalho em Minas Gerais
Tel. (31) 3279-3000
prt03.ascom@mpt.mp.br
Siga-nos no X (antigo Twitter) @MPT-MG  e saiba mais sobre a atuação do MPT.  

Imprimir