Saúde e segurança do trabalhador será assunto de seminários em Uberlândia

Abril Verde: mês de conscientização e prevenção de acidentes do trabalho

Uberlândia (MG) – Nesta quarta (17) e quinta-feira (18), será promovido em Uberlândia o evento "Abril Verde: conhecer para prevenir", que tem por objetivo colocar em debate o tema da prevenção de acidentes e doenças do trabalho. O evento será realizado das 13h às 18h no Auditório Cícero Diniz – Centro Administrativo Virgílio Galassi, Av. Anselmo Alvez dos Santos, 600 – Santa Mônica, Uberlândia (MG).

Debates, palestras e reflexões sobre o tema serão realizados em alusão a passagem do Dia Nacional de Prevenção de Doenças e acidentes de Trabalho, 28 de abril, e destacar a importância do Abril Verde, mês de prevenção de acidentes e doenças do trabalho.

Representando o Ministério Público do Trabalho (MPT) no primeiro dia de seminário o procurador do Trabalho, Eliaquim Queiroz, irá compor a mesa de abertura às 13h30, e coordenar o encerramento do evento com debate e reflexões sobre o desenvolvimento de ações conjuntas e coordenadas para incentivar a prevenção de acidentes às 16h20.

Na quinta-feira, o seminário também terá uma série de palestras. A partir das 13h30, com abertura realizada pelo secretário municipal de Saúde, Adenilson Lima, o evento terá conteúdos sobre o Cerest Regional de Uberlândia e a Superintendência Regional de Saúde (SRS), além das palestras "Relações entre o Assédio Moral no Trabalho e o Adoecimento Mental", "Cuidando da Saúde Mental do Trabalhador" e "Cuidando de quem cuida: Experiências e Impactos Positivos em Saúde Mental para Profissionais da Saúde".

O evento é uma realização da Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) em parceira com o Ministério Público do Trabalho (MPT).

Clique aqui para se inscrever.

Programação deste dia 17:

13h – Credenciamento

13h30 – Abertura com o procurador do Trabalho (MPT) Eliaquim Queiroz

14h – Apresentação do Cerest Regional de Uberlândia (com a autoridade sanitária do Cerest Regional de Uberlândia, Ricardo Vilar Castello)

14h30 – Palestra sobre saúde e segurança do trabalhador na construção civil (com o engenheiro civil e de segurança do trabalho Josafa Costa Santos Junior, que é auditor fiscal do Trabalho (MTE)

15h50 – Palestra sobre o panorama das ocorrências de acidente de trabalho atendidas pelo Corpo de Bombeiros (com o 1º Sargento do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais Rodrigo Gonçalves Mourão)

16h20 – Palestra sobre o Ministério Público do Trabalho (com o procurador do Trabalho Eliaquim Queiroz)

 

Serviço

O quê: Abril Verde – "Adoecimento também é acidente do trabalho"

Data: 17 de abril de 2024

Horário: 13h

Local: Auditório Cícero Diniz – Centro Administrativo Virgílio Galassi (avenida Anselmo

Alves dos Santos, 600 – Santa Mônica, Uberlândia-MG)

Inscrição: Clique aqui

 

 

 

 

--

Esta matéria tem cunho informativo. Permitida a reprodução mediante citação da fonte.

Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público do Trabalho em Minas Gerais
Tel. (31) 3279-3000
prt03.ascom@mpt.mp.br
Twitter: @MPT-MG

Imprimir