Concurso realizado em Esmeraldas estimula alunos da rede pública a refletirem sobre o combate ao trabalho infantil


Apesar das limitações da pandemia o município conseguiu manter o concurso em todas a categorias propostas no Prêmio MPT na escola

Belo Horizonte – Fortalecer a rede de proteção contra a exploração do trabalho infantil por meio de debates sobre o tema no ambiente escolar, conscientização de crianças, adolescentes e suas família. Este é um dos propósitos do projeto Combate ao Trabalho Infantil, promovido pela Secretaria Municipal de Educação de Esmeraldas (SME), na região metropolitana de Belo Horizonte. A ação foi impulsionada pelo prêmio MPT na Escola, iniciativa integrada ao Projeto Resgate a Infância – Eixo Educação e resultado da parceria entre a Coordenadoria de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Coordinfância) e secretarias municipais de educação.

"Louvável a iniciativa dos profissionais da educação de Esmeraldas de manter, em âmbito municipal, a produção de conteúdo em todas as categorias propostas pelo Prêmio MPT na Escolas e de buscar caminhos alternativos para dar visibilidade e enaltecer os trabalhos produzidos. Essa iniciativa demonstra o compromisso do munícipio com a manutenção do tema na agenda de conteúdo e debates com crianças e adolescentes. Uma alegria saber desse esforço e ver os trabalhos primorosos apresentados pelos alunos", avalia a coordenadora da Coordinfância em Minas Gerais, procuradora do Trabalho Luciana Coutinho.

Durante o projeto promovido em Esmeraldas, alunas e alunos do 4º ao 9º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas puderam colocar em prática toda a sua criatividade e sensibilidade, inscrevendo seus trabalhos nas categorias de desenho, charge, conto, música e poema. Os estudantes participantes foram divididos em três grupos, de acordo com o ano escolar: um para alunos de 4º e 5º anos, outro para os de 6º e 7º anos e, por fim, concorreram entre si alunos do 8º e 9º anos.

Na primeira fase do prêmio, foram selecionados os trabalhos – um por modalidade – representantes de cada escola. Posteriormente, os trabalhos foram postados na página do Facebook da SME e submetidos à votação coletiva. Os autores das produções mais curtidas, por categoria e modalidade, foram contemplados com materiais escolares e certificado. Clique aqui para conhecer os estudantes vencedores em cada categoria. Os trabalhos da categoria redação foram enviados ao MPT para concorrer na edição regional do Prêmio MPT na Escola.

As redações inscritas no prêmio MPT na Escola serão julgadas e classificadas por uma comissão constituída pelo MPT em Minas. Neste ano, em virtude da pandemia da Covid-19, o concurso será realizado apenas em âmbito regional. Os campeões serão anunciados em uma cerimônia virtual que será transmitida por uma plataforma digital no próximo dia 11, das 14h às 17h.

 

Esta matéria tem cunho informativo. Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público do Trabalho em Minas Gerais
Tel. (31) 3304-6291
prt03.ascom@mpt.mp.br
Twitter: @MPT-MG

Imprimir