Evento em Varginha (MG) divulgará resultados do Programa Descubra!

PTM Varginha (MG) – Divulgar e criar novas parcerias, esses são os objetivos do evento que irá promover o Programa de incentivo à Aprendizagem Profissional, Descubra!, que acontecerá em Varginha (MG), no dia 31 de maio, às 9 horas, no Instituto de Previdência dos Servidores municipais de Varginha (INPREV).

O Descubra! tem por objetivo promover a inserção de adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade e risco social em programas de aprendizagem, oferecendo a eles oportunidades de capacitação e de ingresso no mercado de trabalho, na condição de jovens aprendizes.

O Programa Descubra é resultado de uma cooperação interinstitucional inédita, que congrega esforços de diversos órgãos e instituições federais, estaduais e municipais, com o objetivo de promover o acesso de adolescentes e jovens em condições de vulnerabilidade a programas de aprendizagem e a cursos de qualificação profissional. Desde 2019, o Programa funciona em Belo Horizonte, e um projeto de interiorização vem sendo articulado desde 2020.

A atual presidente do comitê do Descubra em Varginha, Promotora de Justiça Dra. Cintia Roberta de Lima, o vice-presidente, Secretário Municipal José Manoel Ferreira, e a procuradora do MPT que atua em Varginha, Melina Fiorini, irão apresentar aos convidados o programa, aspectos do contrato de aprendizagem e os resultados alcançados desde sua implementação no Município. Estão sendo aguardados cerca de 350 representantes de empresas locais, que poderão conhecer melhor o Descubra e aderir ao programa. Haverá, também, a diplomação de empresas que já aderiram em Varginha.

As destinações feitas ao Programa já totalizam R$ 7.306.532,14. Aplicados pelas entidades beneficiadas, esse valor foi revertido em vagas de cursos de qualificação profissional e vagas do Programa de Aprendizagem Profissional e assegurou a abertura de portas para cerca de 800 adolescentes e jovens em situação de acolhimento, cumprindo medidas socioeducativas ou resgatados do trabalho infantil.

Atualmente, o Projeto conta com a parceira de 36 empresas e entidades formadoras como a AeC, Aymoré, Grupo Bahamas, Instituto Biocor, CODEMGE, Supermercados EPA, Gontijo, Itaú, Mercantil do Brasil, MRV, Paul Wurth, Perphil, Santana Ferro e Aço, SMS Group, Supermercados BH, TBI Segurança, VerdeMar, Vale, Vivo, Assprom, CEDUC, EFORT, CENAP, CiE, Espro, FAEMG, CDL-MG, Instituto Minas pela Paz, Inet Har, Instituto João Bittar, Instituto Mundo Melhor, Instituto Ramacrisna, ISBET, Rede Cidadã, Sebrae e Sistema Divina Providência.

 

--

Esta matéria tem cunho informativo. Permitida a reprodução mediante citação da fonte.

Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público do Trabalho em Minas Gerais
Tel. (31) 3279-3000
prt03.ascom@mpt.mp.br
Twitter: @MPT-MG
Youtube: MPT Minas Gerais

Imprimir