Vencedores do Prêmio MPT na Escola 2018 vão receber premiação em BH

O Ministério Público do Trabalho em Minas Gerais (MPT-MG) vai promover na próxima quarta-feira, 14, a entrega da premiação aos vencedores do Prêmio MPT na Escola 2018/Etapa Regional. Ao todo, 36 estudantes estão entre os três primeiros lugares divididos em seis categorias de trabalhos artísticos - Conto, Curta-metragem, Desenho, Esquete teatral, Música e Poesia. A solenidade está prevista para as 13h, na sede do MPT em Belo Horizonte - Rua Bernardo Guimarães, nº 1615 - Funcionários. Veja algumas produções que serão premiadas.

Os alunos que serão agraciados representam escolas públicas de 14 municípios mineiros. Os 12 primeiros lugares foram para as cidades de Betim (Poesia e Desenho), Ibirité (Música), Mutum (Esquete Teatral), Patrocínio (Conto), Santa Bárbara (Música), Taiobeiras (Esquete Teatral, Curta-metragem e Conto) e Três Marias (Desenho). Confira a lista dos ganhadores.

Em Minas, o Prêmio MPT na Escola/2018 recebeu mais de 150 inscrições de 32 cidades de diferentes regiões do estado. Os alunos que alcançaram os primeiros lugares em cada modalidade, nas duas faixas de premiação, concorreram na etapa nacional do prêmio, cuja solenidade de premiação já tem data e local definidos. 28 de novembro, em Brasília.

O prêmio integra uma das etapas do Projeto Resgate a Infância - Eixo Educação e tem o objetivo de "conscientizar e sensibilizar a sociedade, especialmente no território escolar, dos malefícios do trabalho precoce que ainda vítima tantas crianças e adolescentes no nosso país", segundo ressaltou a procuradora do Trabalho e coordenadora regional da Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Coordinfância), Luciana Marques Coutinho.

Todas as produções apresentadas pelos estudantes foram avaliadas por uma comissão do MPT formada por membros e servidores. Entre os quesitos observados pelos julgadores, está a temática aborda pelos alunos, que deve contemplar trabalho infantil e profissionalização do adolescente. A regras do prêmio estão previstas no regulamento.

A atual edição do concurso contou com duas faixas/anos escolares do Ensino Fundamental I e II, com alunos que cursam 4º e 5º anos, que competiram entre si, e aqueles do 6º e 7º anos, que também concorreram entre si.

O Prêmio MPT na Escola propõe fomentar a participação de crianças e adolescentes nas ações de mobilização, conscientização e prevenção do trabalho infantil.

Serviço

Entrega do Prêmio MPT na Escola 2018
Data: 14 de novembro
Onde: Sede do MPT - Rua Bernardo Guimarães, 1615 - Funcionários
Horário: 14h

Imprimir